Pesquisa financia Estufa de hortaliças e árvores nativas em comunidades tradicionais e rurais de Ponta Grossa e Campo Largo – PR

Grupo de Pesquisa Interconexões-UEPG, coordenado pelo Prof. Dr. Nicolas Floriani, docente do departamento de Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, iniciou no dia 10 de fevereiro a implantação de uma Estufa de hortaliças e árvores nativas, financiada pelo CNPq, em parceria com UEPG, IAP, CASLA e ASAECO, para os integrantes da Rede SAPE.

A Rede SAPE é uma articulação que surge da dinâmica existente entre os fluxos dos moradores da Comunidade Quilombola Palmital dos Pretos, em Campo Largo-PR, e Comunidade Sete Saltos de Cima, em Ponta Grossa-PR gestado a partir das atividades do Projeto de Pesquisa e das pesquisas acadêmicas desenvolvidas por integrantes do Grupo de Pequisa Interconexões-UEPG, Prof.ª Drª Tanize Tomasi (Estágio Pós-Doutoral) e Prof. Ms. Renato Pereira (Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEPG).

A Estufa de hortaliças e árvores nativas é parte da estruturação criada para que os integrantes da Rede SAPE possam ter acesso  à mudas de hortaliças orgânicas e árvores nativas, mantendo práticas agroecológicas de produção com a implementação e/ou melhoramento de Sistemas Agroflorestais e Quintais Agroecológicos. 

Para a montagem da Estufa o GPI-UEPG tem estimulado a prática dos mutirões, permitindo que os integrantes da Rede SAPE sintam-se parte de ações em prol da sua organização, que os saberes e práticas tradicionais estejam nas práticas agroecológicas e haja uma interação entre a academia e os sujeitos das comunidades.

As atividades de montagem seguem nos próximos dias com a parceria do morador Antônio, que possibilitou área na sua propriedade para o recebimento da Estufa.

Skip to content