Apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (UEPG) pelos Programas de Pós-Graduação em Geografia (UEPG) e Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR, Paranaguá) e outros professores e profissionais voluntários da Rede Casla-Cepial decidiu-se por realizar um período de vivência de uma semana em três comunidades tradicionais paranaenses, beneficiárias do projeto aprovado pelo CNPq (DAS TERRITORIALIDADES TRADICIONAIS ÀS TERRITORIALIZAÇÕES DA AGROECOLOGIA) e onde serão trocadas experiências entre acadêmicos e habitantes do Faxinal.
A ideia vem ao encontro dos princípios da UNITINERANTE, projeto idealizado pela Casa Latino-americana (CASLA), que é dar voz aos atores sociais historicamente inviabilizados pelas instituições formais (sistemas jurídicos, educacionais, democrático, etc), marcados pelo processo de modernização excludente, aproximando-se, com isso, das demandas reais das comunidades vulneráveis e em situação de conflitos socioterritoriais.
A disciplina contará com a participação de professores, lideranças comunitárias e representantes do poder público e de ONG, buscando colocar em um mesmo patamar de discussão as diferentes narrativas de realidades sociais e territoriais.
O objetivo do evento acadêmico-comunitário é a formação-capacitação de profissionais, pós-graduandos e moradores das comunidades.
A programação das atividades inclui Oficinas participativas, palestras e práticas de campo nos referidos território rurais tradicionais.