
Agipi-Ageuni recepciona residentes técnicos do Programa Especializa Paraná
Os residentes técnicos do Programa Especializa Paraná já estão na UEPG! Na segunda-feira (05), os gestores da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) recepcionaram os novos bolsistas no Hub de Inovação, que seguiram para uma visita às instalações da sede administrativa. Ao todo são cinco residentes, das áreas de Ciências Contábeis, Jornalismo e das Engenharias. O programa visa subsidiar a implementação de políticas de especialização produtiva de forma estratégica e sustentável em diversas regiões do Paraná.
As atividades dos residentes vinculados à UEPG estão direcionadas aos municípios de Ipiranga, Ortigueira, Palmeira, Reserva e Tibagi. Entre suas atribuições, destacam-se: identificar a realidade econômica e social do município de atuação, levantar indicadores locais, elaborar análises com base nos dados coletados e produzir um relatório sobre o panorama socioeconômico da região.
A Residência Técnica em Políticas de Especialização Produtiva (RESTEC-PEP), com duração prevista de dois anos, tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem nos municípios paranaenses, com foco na promoção do desenvolvimento local e regional. Os profissionais selecionados estão alocados em 12 universidades, nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), vinculados à Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni).
Em abril, representantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) visitaram as instalações da AGIPI no campus de Uvaranas, como parte dos preparativos para receber os bolsistas e apoiar a execução do programa. Essa é uma iniciativa entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), junto à Seic e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Texto e foto de capa: Daniela Borcezi

Foto: Daniela Borcezi

Foto: Daiana Alves dos Santos

Foto: Daniela Borcezi