Agipi marca presença em debate sobre a IA no Ensino Superior

Agipi marca presença em debate sobre a IA no Ensino Superior

A Inteligência Artificial e as diretrizes de utilização no Ensino Superior foram tema de uma mesa-redonda promovida em 11 de setembro, no Campus Central da UEPG. O debate foi conduzido pelos professores Albino Szesz Júnior e João Irineu de Resende Miranda, ambos já foram diretores da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi).

Na fala do professor Albino, entre os assuntos abordados, destacaram-se o marco temporal da Inteligência Artificial; um estudo recente da USP sobre universidades que possuem diretrizes para o uso da IA — das 150 instituições brasileiras analisadas, apenas 7 possuem alguma regulamentação —; e o uso ético da tecnologia, com ênfase na transparência da utilização da ferramenta em trabalhos acadêmicos. Também foram apresentadas iniciativas do Estado do Paraná, como leis, diretrizes e estruturas voltadas à regulamentação da IA.

O professor João Irineu tratou dos aspectos jurídicos relacionados à Inteligência Artificial. Ele abordou o marco regulatório brasileiro, que reproduz as normas gerais de caráter nacional para a governança da IA, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais, estimular a inovação, promover a competitividade e garantir a implementação de sistemas seguros e confiáveis. Também falou sobre a diferença entre código e marco regulatório, destacando que o Estado não detém o monopólio do conhecimento sobre o funcionamento dessas tecnologias. “No Ensino Superior, a relação com a IA é complexa e multifacetada, pois lidamos com diferentes tipos de inteligência artificial e com tecnologias que adotam modelos variados de atuação”, enfatizou.

O professor abordou ainda os impactos do uso da IA em contextos específicos, seja no ambiente acadêmico ou profissional. Segundo ele, é fundamental refletir sobre esse impacto a partir de uma base pedagógica, sem esquecer que o ambiente universitário lida essencialmente com o conhecimento. Isso inclui práticas pedagógicas, projetos de extensão, métodos de pesquisa e a gestão universitária.

O evento foi promovido pela UEPG, em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), e contou com a presença dos diretores da AGIPI e de sua equipe administrativa.

Texto e foto de capa: Daniela Borcezi

Foto: Divulgação

 

 

 

Skip to content