INPI concede nova patente de invenção à UEPG na área da Odontologia
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) conquistaram, em outubro, a concessão de patente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Odontologia e em Engenharia e Ciências de Materiais resultou na criação de um dispositivo capaz de reter e eliminar os aerossóis e gotículas produzidos durante procedimentos odontológicos. O depósito do pedido de patente e o acompanhamento do processo foram conduzidos pela Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi).
A professora Vanessa Migliorini Urban, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, explicou que o sistema une uma barreira física transparente, posicionada entre o cirurgião-dentista e o paciente, a um dispositivo de aspiração de alta vazão acoplado. “Essa combinação proporciona um ambiente de dupla proteção: a barreira reduz o espalhamento direto de gotículas e aerossóis durante os procedimentos, enquanto o sistema de aspiração remove rapidamente as partículas suspensas no ar. O resultado é uma redução significativa da contaminação cruzada e maior segurança tanto para o paciente quanto para a equipe de saúde”, disse.
A ideia de desenvolver o invento foi concebida desde o surgimento da COVID-19, período em que os cirurgiões-dentistas estavam mais expostos ao risco de contato com pacientes suspeitos de infecção. Além disso, foi considerado que a maioria dos procedimentos odontológicos gera quantidades significativas de gotículas e aerossóis, elevando o risco de transmissão. “Houve uma grande preocupação com a produção de aerossóis nos atendimentos odontológicos e a necessidade de proteger os profissionais sem comprometer a visibilidade e a execução dos procedimentos”, esclareceu Vanessa.
Já o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais (PPGECM) atuou na confecção do dispositivo por meio da impressão 3D. Os pesquisadores não apenas fabricaram os componentes, como também apresentaram sugestões voltadas à otimização do sistema de aspiração. De acordo com o professor Benjamim de Melo Carvalho, a iniciativa surgiu após a ampla divulgação da participação do programa na coordenação do projeto de produção de face shields (protetor facial) durante o combate à pandemia de Covid-19. “Em razão desse trabalho, a professora Vanessa nos convidou para colaborar no desenvolvimento de um dispositivo odontológico, para resolver o problema de contaminação dos profissionais pelos aerossóis gerados nos procedimentos clínicos. Convidei meu aluno de doutorado, Gustavo Antoniácomi de Carvalho, para atuar no projeto, tendo em vista sua grande expertise na área de manufatura aditiva”, relatou.
O professor Benjamim destaca que ao explorar a versatilidade de design e fabricação das peças foi possível desenvolver vários componentes do sistema de forma rápida e econômica. “Foi realmente gratificante para nós do PPGECM poder colaborar com pesquisadores da área odontológica no desenvolvimento deste importante dispositivo. E foi também com grande satisfação, mas sem surpresa, que recebemos o resultado da concessão da patente pelo INPI, pois desde o princípio, tivemos plena convicção que a inovação proposta era extremamente relevante”, concluiu.
Entre os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da patente estão Vanessa Migliorini Urban, Benjamim de Melo Carvalho, Sergio Paulo Migliorini Urban, Gustavo Antoniacomi de Carvalho, Cesar Augusto Galvão Arrais, Tamara Migliorini Urban, Amanda Migliorini Urban e Shelon Cristina Souza Bandéca.
Repercussões da pesquisa
A confecção e os testes de eficácia desse dispositivo foram viabilizados por meio da aprovação do projeto “COVID-19: Sistema de proteção contra contaminações via aerossóis e gotículas para clínicas de Odontologia da UEPG no atendimento à comunidade dos Campos Gerais” pela Justiça Federal – 2ª Vara Federal de Ponta Grossa. Além disso, a pesquisa foi apresentada no 12º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI) e premiada no concurso Pitch Unitech ACIPG, em 2022.
Texto: Daniela Borcezi
Fotos: Arquivo pessoal



