Ageuni da UEPG tem oito projetos selecionados no edital de Demandas Produtivas
Em dezembro, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), teve oito projetos aprovados pelo Comitê Gestor Estadual e avançou para a etapa final: o Edital de Chamada Pública, previsto para ser divulgado em 2026.
Essas propostas estão entre as 63 selecionadas em todo o estado e têm como objetivo serem transformadas em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) junto às instituições de ensino superior. Entre os temas abordados estão agricultura sustentável, inovação industrial, biotecnologia e soluções digitais inteligentes.
Confira os projetos contempladas da Ageuni da UEPG:
“Análise de fatores associados à resistência ao carrapato na raça Purunã de bovinos de corte”;
“Clonagem e Biotecnologias para Produção de Mudas Nativas em Escala Comercial”;
“Desenvolvimento de solução industrial inteligente e modular para o tratamento avançado de efluentes da suinocultura e geração de água de reuso e fertilizante concentrado”;
“Emissões de Gases de Efeito Estufa em Sistemas de Intensificação de Culturas: mensuração, fatores de emissão regionais e estratégias de mitigação para pecuária leiteira nos Campos Gerais/PR”;
“Índice Multidimensional de Carbono Agrícola: inovação disruptiva para certificação científica do carbono no Paraná”;
“O impacto da alimentação de precisão sobre o comportamento e bem-estar de fêmeas suínas gestantes”;
“Reaproveitamento sustentável da cinza de madeira em materiais de construção civil”;
“Validação Científica e Desenvolvimento de Plataforma de IA para Detecção Precoce de Riscos à Saúde Mental no Ambiente de Trabalho.
Texto e foto: Daniela Borcezi
