Agipi e CEE representam a UEPG na 35ª Conferência da Anprotec

Agipi e CEE representam a UEPG na 35ª Conferência da Anprotec

Uma imersão no universo dos ecossistemas de inovação de todo o país. A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) e o Centro de Educação Empreendedora (CEE) da UEPG marcaram presença na 35ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada em Foz do Iguaçu, entre os dias 13 e 16 de outubro. Na ocasião, esteve presente o vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, que representou a UEPG na reunião da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp). 

Para o diretor da Agipi, Cesar Eduardo Abud Limas, o evento proporcionou a conexão com uma ampla rede de ambientes de inovação por meio da apresentação de pesquisas, workshops e compartilhamento de boas práticas, visando agregar à implementação de ações no Hub de Inovação da UEPG. “Neste ano, a universidade tornou-se associada da Anprotec com o propósito de fortalecer e ampliar as oportunidades de cooperação e parcerias na região”, relatou.  

Foto: Publicação

Nos dois primeiros dias da Conferência, ocorreu a exposição Espaço Paraná, que reuniu instituições governamentais, universidades, empresas e startups. No estande da UEPG, foram apresentadas as atividades da Agipi, incluindo as ações da Incubadora de Projetos Inovadores (Inprotec) e do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (Epitec), as iniciativas de empreendedorismo do CEE e os projetos da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) — entre eles, o Health Track, que utiliza óculos de realidade virtual em ações voltadas à saúde e ao espectro autista. Também se destacou o projeto “Desenvolvimento de estratégias para controle biológico do psilídeo-de-concha em plantações de Eucalyptus spp., desenvolvido em parceria com a Fazenda Escola da UEPG.

Nos Painéis Speaker foram apresentados relatos e artigos de boas práticas submetidos à chamada de trabalhos da Conferência. Um dos destaques foi a apresentação de artigo sobre o Ecossistema Vale dos Trilhos, que relata a experiência de fomento à inovação em Ponta Grossa. O trabalho foi apresentado por Tônia Mansani, que explanou sobre a iniciativa de resolver a fragmentação entre os atores do ecossistema de inovação e de conectar a cidade a redes regionais, nacionais e internacionais para o fortalecimento da inovação. 

Em entrevista à CCOM, o professor Ivo ressaltou que a participação da UEPG foi fundamental para apresentar à sociedade os trabalhos realizados em prol da comunidade, além de destacar que a universidade atua como parceira em diversos projetos de inovação, evidenciado pelo convite à Agipi e ao CEE. Na oportunidade, reuniu-se com representantes da Itaipu Nacional em que reafirmou o interesse em dar continuidade aos projetos conjuntos. 

A Conferência é promovida pela Anprotec e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e foi realizada pela terceira vez no Paraná, reunindo mais de mil participantes neste ano. Com o tema “Ecossistemas Colaborativos e Integrados à Inovação Global”, o evento apresentou iniciativas de inovação no estado, políticas públicas, ações de internacionalização, inovação colaborativa transnacional, aplicação da inteligência artificial, certificação Cerne e o Demo Day do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2025.

Foto: Daniela Borcezi

Destaques 

Na abertura da 35ª, Anprotec o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, e o secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, anunciaram a destinação de R$ 30 milhões para uma nova chamada pública voltada ao plano de ação do Sistema de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec) 2025/2026.

Durante o encontro ocorreu o lançamento do livro “Evolução, Impacto e Potencial nos Parques Tecnológicos do Brasil”, resultado de uma parceria entre a Anprotec, a Universidade Federal de Viçosa e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A 36ª Conferência da Anprotec será realizada em Manaus, escolha definida por votação durante a Assembleia Geral, em reconhecimento ao atual ciclo de fortalecimento da inovação e do empreendedorismo no estado.

Texto: Daniela Borcezi

Foto de capa: Divulgação

 

 

Skip to content