
Agipi e o Fórum de Universidades pela Paz firmam parceria
Inovação e tecnologia para a promoção da paz! Com esse objetivo, a comitiva do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou uma parceria com a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), ao propor um projeto de startup voltado para o Observatório da Paz (OBPAZ). “Após articulações entre os representantes da UEPG nos diferentes eixos temáticos do FOUP, emergiu a visão de que o desenvolvimento futuro do OBPAZ deveria seguir um caminho inovador para garantir sua viabilidade e dinamismo”, declarou o professor Livio Marcel Queji.
A ideia do projeto é desenvolver um serviço inovador focado em “agentes de Inteligência Artificial (IA)”, que automatize tarefas e gere soluções sustentáveis para a governança e educação para a paz. “A iniciativa tem como objetivo fornecer suporte tecnológico para entidades públicas e privadas interessadas em implementar e expandir a Cultura de Paz e a Educação para a Paz em seus ambientes de atuação”, explicou Livio.
De acordo com o professor, Nei Alberto Salles, o propósito é integrar as novas tecnologias aos princípios da cultura de paz na construção de narrativas e produtos. “A tentativa de organização da startup é utilizar a IA a serviço de prevenção da violência, na medida em que ela possa ser treinada para dar respostas mais claras, fundamentais na não violência, nos direitos humanos, na sustentabilidade, nas questões ligadas à Agenda 2030 da ONU. Assim, queremos transformar essa perspectiva da cultura da paz em tecnologia social”, enfatizou.
Para a equipe gestora do projeto, as expectativas em relação ao desenvolvimento da startup são promissoras, considerando a expansão das atividades do FOUP e do OBPAZ. “A ideia é movimentar a comunidade interna da UEPG em questões relacionadas a diversas formas de violência, pois são reflexões essenciais que acompanham as diferentes profissões”, destacou Nei.
O tema foi tratado na última sexta-feira (21), em uma reunião estratégica entre o professor Nei Alberto Salles; o diretor da Agipi, Cesar Eduardo Abud Limas; o chefe da Incubadora de Projetos Inovadores (Inprotec), Carlos Ubiratan da Costa Schier; o professor Livio Marcel Queji, ambos integrantes do FOUP; e o acadêmico de Engenharia de Software, Guilherme Daneliv, atuante no Programa Voluntário de Iniciação Científica (Provic).
Fórum em Florianópolis
Em 2024, a UEPG tornou-se signatária do Fórum de Universidades pela Paz (FOUP) e participou do primeiro encontro presencial, realizado em Florianópolis, no qual foram discutidos temas globais relacionados à paz. Durante o evento, o professor Nei Alberto Salles apresentou a proposta de criar um Observatório da Paz (OBPAZ) na universidade. Na comitiva da UEPG, esteve presente o chefe da Inprotec, Carlos Ubiratan da Costa Schier, pois também foram abordados temas relacionados ao fortalecimento do Programa de Apoio à Manutenção e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica no Paraná e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no que diz respeito ao eixo temático de Tecnologia e Infraestrutura.
Texto: Daniela Borcezi
Foto: Guilherme Daneliv