Agipi integra delegação da UEPG no 14º Eaiti em Guarapuava
Acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram, na quinta-feira (28), do concurso de pitch promovido pelo 14º Encontro Anual de Iniciação Tecnológica e Inovação (Eaiti), realizado no Cilla Tech Park, em Guarapuava. Uma semana antes do evento, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma oficina sobre técnicas e práticas de pitch, organizada pela Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi). “Triplicamos a participação da UEPG no evento, comparada aos últimos anos.Fomos premiados em quatro das sete categorias. A oficina de pitch será replicada em todas as IES. O Comitê do CNPq parabenizou a evolução da universidade e a presença da pesquisa e da inovação. Isso é fruto da aproximação e do nosso trabalho como agência no PIBITI”, celebrou o diretor da Agipi, Albino Szesz Junior.
Durante a apresentação do pitch, foram expostos quatro trabalhos da UEPG: três do curso de Odontologia e um do curso de Engenharia de Materiais. Os trabalhos de Odontologia abordaram temas como o tratamento de estomatite protética, um teste para identificar alterações no paladar de pacientes pós-Covid e a aplicação de biomateriais em prótese dentária. Já o trabalho de Engenharia de Materiais propôs o desenvolvimento de filamentos poliméricos para impressão 3D com nanopartículas microbicidas de nióbio e/ou prata.
A Agipi integrou a delegação da UEPG no 14º Eaiti, sendo representada pelo professor Albino Szesz Junior e pelo membro técnico da Incubadora de Projetos Inovadores (Inprotec), Guilherme Bucholdz Moro. O evento reuniu estudantes, professores, pesquisadores e lideranças acadêmicas de quatro universidades do Paraná: Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro).
Texto: Daniela Borcezi
Foto de capa: Divulgação