AGIPI Realiza Apresentações Interativas para Alunos da GERAR sobre Inovação e Propriedade Intelectual

Guilherme Bucholdz Moro, bolsista técnico, apresentando a INPROTEC para os alunos.

A Agência de Inovação e Propriedade Intelectual da UEPG (AGIPI) realizou, na última sexta-feira (17) e segunda-feira (20) de maio, quatro apresentações para diferentes turmas, a convite da GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional). A GERAR é uma organização social sem fins lucrativos que, há duas décadas, oferece oportunidades a jovens, promovendo a sustentabilidade social.

A organização tem como valores o progresso, a geração de emprego e renda e a promoção da igualdade social. Fundada em 2003, a instituição iniciou suas atividades em Curitiba/PR, onde está localizada sua matriz. Os encontros foram realizados na sede da GERAR em Ponta Grossa/PR, em sua subsede na Rua Doutor Penteado de Almeida, 240 – Centro.

Os alunos dos períodos da manhã e da tarde tiveram a chance de participar de uma apresentação interativa sobre as atividades promovidas pela AGIPI. Durante a apresentação, todos os alunos tiveram a oportunidade de interagir e participar ativamente com seu celular escaneando o código QR code que foi disponibilizado no inicio da atividade. A integração dos alunos com o conteúdo apresentado mostra o compromisso da AGIPI com a inovação e a inclusão dos participantes na discussão, especialmente quando se trata de temas e oportunidades relevantes para eles.

Equipe AGIPI dando as instruções para interagir com a atividade.

A exposição começou com um espaço para os alunos preencherem uma nuvem de palavras sobre o que entendiam por inovação, palavra central da apresentação da equipe da AGIPI. No final, houve uma comparação entre as definições iniciais dos alunos e o que foi aprendido. Em seguida, foi realizada uma atividade baseada em uma história que continha os cinco principais eixos da INPROTEC para aprovar um projeto na banca de seleção, além de conceitos de patentes e propriedade intelectual.

O objetivo era ensinar de forma lúdica e didática temas complexos tanto do Escritório de Propriedade Intelectual (EPITEC) quanto da Incubadora de Projetos Tecnológicos (INPROTEC), as duas divisões da AGIPI, e também exercitar o conhecimento prévio dos alunos.

Nuvem de Palavras formada com a interação dos alunos na plataforma Mentimenter.

Após essa atividade, a história da AGIPI e sua equipe foram apresentadas, seguidas de explicações detalhadas sobre o EPITEC e o INPROTEC. As apresentações individuais de cada divisão também incluíram momentos interativos, nos quais os alunos respondiam a perguntas ou votavam nas respostas que consideravam corretas, com explicações subsequentes sobre os conceitos apresentados. Ao final, um placar foi exibido e os alunos puderam competir por brindes, aliados a um quiz sobre “o que é ou não é inovador“. Esse quiz apresentou perguntas sobre as incubadas da AGIPI e o papel que desempenham, reforçando e fixando o conteúdo aprendido.

Jogo desenvolvido para testar o conhecimento dos alunos. O jogo possui informações das incubadas para solucionar as respostas se é ou não é algo inovador.

Acesse outras matérias em nosso site na aba notícias, ou confira nosso Instagram para outras novidades: @agipi.uepg

Texto por Guilherme Bucholdz Moro, Bolsista Técnico.