Chefe da Inprotec é nomeado para o Conselho Municipal de Ciência,Tecnologia e Inovação

Chefe da Inprotec é nomeado para o Conselho Municipal de Ciência,Tecnologia e Inovação

O professor Carlos Ubiratan da Costa Schier, chefe da Incubadora de Projetos Tecnológicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Inprotec-UEPG), tomou posse no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), ao lado da professora e coordenadora do Centro de Educação Empreendedora (CEE), Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg. A cerimônia que oficializou a nomeação dos conselheiros foi realizada na última quinta-feira (04), na Estação Hub.

O CMCTI foi criado pela Lei Municipal nº 14.977/24 e tem como objetivo propor, avaliar e fiscalizar políticas públicas municipais voltadas ao desenvolvimento científico, tecnológico e à inovação. O Conselho também atuará na formulação e atualização da Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, no acompanhamento das metas do Plano Municipal da área, além de fomentar o diálogo entre poder público, setor privado, academia e sociedade civil organizada.

De acordo com a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, a instalação do CMCTI representa um avanço estratégico para Ponta Grossa.

“O Conselho é um espaço democrático e técnico de construção coletiva. Ele permitirá que o município alinhe suas políticas públicas às demandas reais do ecossistema de inovação, aproximando governo, universidades, empresas e sociedade civil. É um passo essencial para consolidar Ponta Grossa como referência em ciência, tecnologia e inovação, com impacto direto no desenvolvimento econômico e social da cidade”, destacou.

A presidente também explica como o Conselho e o Vale dos Trilhos poderão atuar colaborativamente em Ponta Grossa. “É fundamental reforçar que o Conselho não substitui a governança já exercida pelo Vale dos Trilhos. Ao contrário, ele a corrobora e a fortalece. Enquanto a governança atua em tempo real, conectando atores e fazendo as coisas acontecerem no dia a dia do ecossistema, o Conselho tem a missão de planejar o futuro com base em diretrizes sólidas trazidas pela governança, articulando ações que sustentem, a médio e longo prazo, os destinos traçados no nosso projeto coletivo de inovação”, finalizou Tônia Mansani.

Texto: PMPG com adaptação da Agipi.

Fotos: PMPG/Vale dos Trilhos. 

Skip to content