 
            Congressistas da Anprotec realizam visita técnica ao Itaipu Parquetec
A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) proporcionou aos participantes da 35ª Conferência uma imersão nos ecossistemas de inovação do oeste do Paraná. No dia 16 de outubro, representantes da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) participaram de uma visita técnica ao Itaipu Parquetec. “Viver essa experiência durante a Conferência foi realmente inspirador. Além disso, tivemos a oportunidade de explorar o ecossistema referência em soluções inovadoras. Foi muito enriquecedor estar próximo das últimas tendências tecnológicas e entender como elas estão transformando diversos setores”, relatou o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), Cesar Eduardo Abud Limas.

Foto: Daniela Borcezi
Os congressistas iniciaram o trajeto de ônibus pela Itaipu, contemplando a área externa da usina. O percurso seguiu pela Avenida dos Condutos Forçados (Tubos Brancos) e pelo topo da barragem, em que puderam conhecer a história de construção da hidrelétrica. Durante o roteiro, foram realizadas duas paradas: uma no Mirante Vertedouro e outra no Mirante Central.
Após a visita panorâmica e uma parada no Restaurante dos Barrageiros, o trajeto seguiu para o Itaipu Parquetec, do Centro de Arquitetura e Engenharia, do Centro de Empreendedorismo e do Centro de Negócio. Os participantes foram recepcionados pela equipe do ecossistema de inovação e conheceram os projetos desenvolvidos pelos Centro de Educação, Centro de Inteligência Territorial, Centro de Tecnologias Aplicadas, Centro de Segurança Cibernética e o Centro de Gestão Energética. Também foram apresentadas as ações do Centro de Empreendedorismo, que oferece suporte à incubação e aceleração de startups.

Foto: Daniela Borcezi
A última atividade realizada no Itaipu Parquetec para os congressistas foi uma demonstração ao vivo do Spot, um cão-robô da empresa americana Boston Dynamics que opera por meio da plataforma Orbit. Essa iniciativa enfatiza a atuação do Parquetec em robótica e destaca a importância do Spot para a indústria brasileira, especialmente nos aspectos de inspeção e segurança operacional.
O programa de visita técnica contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de parcerias locais, que disponibilizaram roteiros tanto para a Itaipu Parquetec quanto para o Iguassu Valley, nos municípios de Toledo e Medianeira/Cascavel.
Texto: Daniela Borcezi
Foto: Divulgação


























