Conhecimento na prática: Estudantes do Colégio Positivo visitam à Agipi

Conhecimento na prática: Estudantes do Colégio Positivo visitam à Agipi

Uma experiência voltada ao empreendedorismo e à inovação.

Na sexta-feira (29), a Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) recepcionou 67 estudantes do ensino médio do Colégio Positivo Master no Hub de Inovação. Durante a visita, os jovens assistiram a palestra da Blue Rise Healthtech , conheceram a equipe da agência e visitaram as startups 3Didea, Robotbox e Virtwell. “Receber jovens que estão prestes a ingressar em uma graduação é uma oportunidade valiosa para apresentar tudo o que a universidade pode oferecer. Mostrar as possibilidades de envolvimento com empreendedorismo, inovação e tecnologia, além de incentivar os estudantes na busca por seu caminho profissional, é uma experiência tanto importante quanto gratificante”, destacou o chefe da Incubadora de Projetos Tecnológicos (Inprotec), Carlos Ubiratan da Costa Schier. 

A professora Mariana Boá, que acompanhava os estudantes do 2º ano, explicou que a atividade está alinhada com os objetivos da disciplina Projeto de Vida. “O que pudemos ver na Agipi está muito próximo ao que temos trabalhado em sala, e é muito esclarecedor poder ver de maneira prática o que estudamos na teoria. A fala sobre as diferentes áreas de formação e a importância de unir diferentes áreas de conhecimento foi muito importante!  Além de tudo isso, os alunos se divertiram e se inspiraram muito ao poder visitar as startups, tenho certeza que foi um momento muito proveitoso para a construção e troca de conhecimentos”, comentou Mariana. 

Essa disciplina é trabalhada em parceria com a plataforma I Go For Education, voltada para o universo das startups e novos modelos de negócio. Segundo a professora, a cada bimestre os estudantes precisam montar suas próprias startups, e o tema comunicação, abordado na palestra, foi muito importante, pois os alunos têm ideias fantásticas, mas às vezes não conseguem expressá-las em público.

Para o estudante Guilherme Bayer, conhecer as empresas incubadas na UEPG foi uma experiência enriquecedora, que proporcionou a oportunidade de vivenciar, na prática, o que é aprendido em sala de aula. “Na escola, a gente vê muita teoria, falam bastante sobre a universidade pra gente, mas aqui conseguimos ver como tudo realmente funciona”, relatou.

Ao visitar as startups, a estudante Mirella Spartalis de Santa Clara contou com entusiasmo sobre a participação da turma na atividade. “Já conhecemos várias coisas que normalmente não são apresentadas no nosso dia a dia. Já vimos a impressora 3D, robótica e os óculos de inteligência artificial. Foi possível interagir com os instrumentos, foi super legal! Estou achando essa experiência incrível, e quero agradecer a todos, especialmente aos professores, por proporcionarem isso pra gente,” declarou. 

Texto e fotos: Daniela Borcezi

 

Skip to content