Paraná Empreende Mais promove curso de Marketing e Vendas para estudantes do IFPR
Com a missão de promover conhecimentos sobre práticas de gestão e impulsionar o empreendedorismo no estado, o Programa Paraná Empreende Mais (PEM) realizou, nesta quinta-feira (06), o curso de Marketing e Vendas para os alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Ponta Grossa. O evento contou com a presença do professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Rudy de Barros Ahrens, e de estudantes do segundo ano do ensino médio.
Segundo o professor do IFPR, Vagner dos Santos, os alunos têm participado ativamente do projeto, e há a percepção de que a iniciativa pode contribuir significativamente para o desenvolvimento deles, como a formação de líderes e cidadãos com comunicação mais assertiva, não apenas no aspecto técnico do empreendedorismo, mas também para a vida pessoal. “Hoje oferecemos treinamento em Marketing e Vendas, além de oportunidades para aprimorar a comunicação e o trabalho em equipe. O curso proporciona diversas habilidades e treinamento para os alunos que estão começando a definir seus caminhos, essa formação pode ajudar na tomada de decisões sobre o futuro”, concluiu.
O estudante Gabriel Vinicius da Silva considera muito interessante o programa Paraná Empreende Mais, e o curso ministrado pelo professor Rudy. “Pudemos entender melhor como funciona o marketing de grandes empresas e as estratégias utilizadas em suas propagandas. O professor também propôs uma atividade sobre pitch, na qual precisávamos elaborar uma apresentação de vendas para produtos aparentemente não funcionais, como uma caneta que não escreve, uma meia furada ou até ar engarrafado.”
Segundo ele, o exercício estimulou a criatividade e a inovação. “Isso faz a gente pensar em diferentes maneiras de vender um produto, mesmo que não seja pela forma convencional. Precisamos encontrar uma maneira de agregar valor para a pessoa que está tentando entender por que determinado produto seria valioso para ela.”
Gabriel explicou que os alunos se reuniram em grupos de quatro ou cinco integrantes para preparar as apresentações. Os itens foram definidos pelo professor, e cada equipe teve 15 minutos para elaborar a apresentação e mais dois minutos para apresentá-lo. “Podíamos criar slogans para produtos e novas utilidades para os objetos. A caneta que não escreve, por exemplo, poderia servir para usar na tela do celular ou como apoio para o aparelho. No caso do ar engarrafado, surgiu a ideia de vendê-lo como ‘ar de pessoas famosas’, criando uma conexão com os fãs.”
Para ele, a atividade mostrou como é possível transformar algo aparentemente sem utilidade em uma proposta criativa. “Cada integrante contribuiu com uma ideia diferente, resultando em uma apresentação funcional para algo que, em um primeiro momento, parecia ser inutilizável”, concluiu.
A aluna Lana Santos contou que já havia participado de um Hackathon com uma dinâmica semelhante, na qual a turma precisava “vender” uma ideia para outras pessoas. “Foi muito interessante repetir essa experiência. Acho importante termos esse tipo de atividade, porque em entrevistas de emprego às vezes pedem para você apresentar ou ‘vender’ alguma coisa, para avaliar sua criatividade e sua capacidade de oferecer um produto.”
Ela destacou ainda que as atividades em grupo foram bastante proveitosas. “Trabalhamos em equipe, como acontece nas dinâmicas usadas pelas empresas. Precisávamos saber lidar com o público e, em grupos de quatro, tivemos o desafio de vender um objeto quebrado, atribuindo algum valor a ele, mesmo que fosse um valor emocional. Era preciso criar significado e convencer alguém a comprar”, explicou.
O próximo curso do Paraná Empreende Mais no Instituto Federal será realizado na quinta-feira (13) e abordará o tema Planejamento Estratégico. O programa oferece cursos de capacitação em empreendedorismo desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio às Agências para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação (Ageuni), das universidades estaduais.
Texto e fotos: Daniela Borcezi






