Residentes do Programa Especializa Paraná da UEPG participam de reunião sobre cooperativismo
O fortalecimento das iniciativas de desenvolvimento regional exige integração entre os órgãos estaduais e o diálogo com os atores locais. Com esse propósito, a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), acompanhada pelos residentes do Programa Especializa Paraná, participou em novembro de uma reunião conduzida pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL), para discutir as demandas das cooperativas e associações de produtores rurais do estado.
Mediado pela gestora do Programa Paraná Produtivo, Daniela Andreia Schlogel, também Gestora de planejamento regional da SEPL, o encontro reuniu dirigentes, técnicos e representantes institucionais com o objetivo de apresentar a realidade das cooperativas do território — composto por 19 municípios (Região 8), entre eles Castro, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Ortigueira, Piraí do Sul e Tibagi, importantes polos agropecuários e industriais do Paraná.
Convocada no âmbito do Programa Paraná Produtivo, a reunião possibilitou que as lideranças cooperativistas expusessem os principais desafios enfrentados pelas pequenas organizações da região. Entre os pontos destacados, estão: Ausência de uma política estruturada de apoio ao desenvolvimento das cooperativas; Escassez de profissionais capacitados para gestão administrativa, operacional e financeira;
Falta de capital de giro, sobretudo nos primeiros anos de funcionamento;
Dificuldades de acesso ao mercado, agravadas pela ausência de incentivos à comercialização de produtos locais.
O Programa Paraná Produtivo, coordenado pela SEPL, tem como propósito auxiliar as regiões a identificar necessidades e potencialidades de seus territórios, promovendo ações integradas para fortalecer o desenvolvimento produtivo. Para Paulo Vagner Ferreira, economista da SEIC, a participação dos residentes do Especializa Paraná e da Secretaria foi essencial para compreender como o programa prevê sua atuação na Região 8 e reforçar a importância das cooperativas e associações nos planos de desenvolvimento regional.
A partir desse alinhamento inicial, será avaliada a possibilidade de uma atuação integrada entre as Secretarias, envolvendo também os residentes da Ageuni de Ponta Grossa na elaboração dos futuros planos regionais.
Texto e foto: SEIC com adaptação de título pela Agipi.
