
Tecnologia e arte: Robotbox desenvolve atividade com acadêmicos de Artes Visuais da UEPG
Uma ação conjunta entre a startup Robotbox e o curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) proporcionou aulas interdisciplinares para os acadêmicos do 2º ano. A atividade abordou a técnica do stencil, uma forma de expressão artística que utiliza moldes vazados para aplicar desenhos em diferentes superfícies. Em abril, o CEO da Robotbox, Evandro Kafka Diadio, realizou uma apresentação sobre a criação de arquivos digitais para corte a laser, permitindo que os estudantes compreendessem de forma prática o funcionamento do processo.
Para o professor da disciplina Desenho II, Arthur Calheiros Amador, a atividade oferece aos alunos uma nova perspectiva sobre a utilização do desenho, tornando em evidência as conexões na interface entre o analógico e o digital. “Com esse outro olhar para seus desenhos e o conhecimento ampliado de sua aplicação, os alunos podem buscar novas áreas de atuação e se conectar com outros profissionais para trabalhos futuros”, ressaltou.
As aulas foram ministradas nos meses de abril e maio. Durante esse período, os acadêmicos tiveram a oportunidade de visitar as instalações da Robotbox, no Campus de Uvaranas, para realizar a impressão dos materiais produzidos. Isadora Galvão, estudante do curso, explicou que misturou diversas referências artísticas em seu desenho. Ela se inspirou no pintor Salvador Dalí, adicionou elementos como um moicano punk, um frasco de tinta e um cachimbo, associado ao movimento surrealista. “Foi uma participação interessante e bastante interativa com outras áreas da universidade. Tivemos uma aula com o professor Evandro, na sala de informática, em que aprendemos como criar o stencil. De modo geral, todos produziram stencils para estampar as camisetas do curso”, destacou.
Texto e fotos: Daniela Borcezi