
UEPG marca presença no Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sebrae e Ecossistemas de Inovação
A UEPG mais próxima de Castro!
O segundo workshop do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sebrae e Ecossistemas de Inovação aconteceu no Instituto Cristão Mackenzie. O encontro, realizado na última quarta-feira (02), reuniu representantes institucionais para definir e acompanhar um plano de ação conjunto voltado ao desenvolvimento regional. A UEPG marcou presença por meio da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi) e da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), que atuam no projeto de Agente Regional de Inovação (ARI).
Para o diretor da Agipi, Cesar Eduardo Abud Limas, essa participação da UEPG representa o fortalecimento de parcerias estratégicas, além de identificar oportunidades de cooperação com atores públicos e privados da região. “O evento evidenciou o potencial transformador da universidade quando atua de forma articulada com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento regional sustentável. A recepção da comunidade local foi extremamente positiva e reforça nosso compromisso com ações que aproximem ciência, tecnologia e inovação das demandas reais dos territórios. Saímos do fórum motivados a ampliar nossa presença e impacto em Castro e em todo o Campos Gerais”, relatou.

Foto: Guilherme Bucholdz Moro
Castro integra um dos 42 ecossistemas do Paraná que utilizam a metodologia ELI (Ecossistemas Locais de Inovação), que visa fortalecer o ambiente de inovação de forma colaborativa e o desenvolvimento econômico da região. Fabio Emanuel Farago, um dos Agentes Regionais de Inovação (ARIs) da UEPG, conta que foi inspirador participar do Fórum, pois ao reunir diversos atores em torno de um plano de ação conjunto revela a força do ecossistema. “Quando compartilhamos conhecimento e alinhamos esforços, aceleramos o desenvolvimento regional de forma sustentável e inclusiva. A troca de experiências e o compromisso assumido por cada ator mostraram que a inovação não acontece isoladamente, ela floresce na colaboração. A AGIPI tem papel estratégico nesse processo, articulando competências e transformando boas ideias em resultados concretos para a comunidade”, enfatizou.
O Agente Regional de Inovação, Guilherme Bucholdz Moro, destacou a importância do envolvimento contínuo na construção do ecossistema local de Castro: “É muito importante ter participado desde o início da construção do ecossistema local de Castro, pois a ideia é crescermos juntos. Quando unimos forças e especialidades, conseguimos avançar de maneira mais rápida e efetiva, ajudando uns aos outros”, concluiu.
Esse evento faz parte de uma das etapas do Programa de Aceleração do Sebrae Nacional, que prevê uma série de encontros, mentorias e oficinas até o mês de setembro. Este segundo Fórum contou com a presença do vice-reitor da UEPG, Ivo Mottin Demiate; do chefe da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), Cesar Eduardo Abud Limas; do chefe da Incubadora de Projetos Inovadores (Inprotec), Carlos Ubiratan da Costa Schier; do chefe do Escritório de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Lívio Marcel Queij; além dos Agentes Regionais de Inovação (ARIs) e representantes de startups.
Texto: Daniela Borcezi
Foto de capa: Fabio Emanuel Farago