
UEPG participa da 3ª edição do Inovaweek na UTFPR em Ponta Grossa
“Pitch e Comunicação: conquiste em 5 minutos” foi o tema da oficina ministrada pela diretora do Centro de Educação Empreendedora (CIEE), Cleise Maria de Almeida Tupich Hilgemberg, e pelo Agente Regional de Inovação, Guilherme Bucholdz Moro, durante a 3ª edição do Inovaweek, realizada na UTFPR em Ponta Grossa. O evento reuniu mais de 35 alunos e teve como foco a importância da boa comunicação, dicas práticas para se expressar com clareza e impacto em diferentes contextos.
Ao comentar sobre a oficina, Guilherme destacou que a atividade foi além do universo dos pitches voltados para eventos de hackathons, ideathons e startups. “Discutimos também como essas habilidades são essenciais em diversas situações da vida, como entrevistas de emprego, conversas formais e informais, relacionamentos interpessoais, apresentações pessoais e troca de ideias no dia a dia”, afirmou.
A Semana de Empreendedorismo e Inovação do Inovaweek aconteceu entre os dias 19 e 23 de maio, com uma programação que incluiu palestras, oficinas, workshops, mostras de startups e projetos. Destaque também para a realização do 1º Encontro de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) dos Campos Gerais.
Sabe o que é Pitch?
“Pitch” é um termo que tem origem na cinematografia, em que se refere a uma apresentação verbal curta de uma ideia de um filme ou série de televisão. No contexto da comunicação, o pitch passou a designar uma apresentação breve e objetiva sobre uma empresa ou projeto, com o objetivo de despertar o interesse de investidores, parceiros ou clientes pelo negócio. “A comunicação pessoal clara é indispensável para a formulação de um bom pitch. Não se trata apenas de seguir fórmulas pré-estabelecidas, que ajudam claro, mas a criatividade e a mensagem clara são sempre o grande destaque de pitches de sucessos”, explicou Guilherme.
Texto: Daniela Borcezi
Foto de capa: Joaquim de Mira Junior

Foto: Guilherme Bucholdz Moro

Foto: Guilherme Bucholdz Moro

Foto: Joaquim de Mira Junior