Extensão

PROJETOS EXTENSÃO

Atenção Integrada a moradores dos Distritos de Guaragi e Crutac

Atendimento na UBS através de convenio realizado entre a Prefeitura e a UEPG – Unidade de Saúde Sharize Angélica Arruda – Núcleo Recanto Verde – Bairro Cará-Cará.

PROEX – UEPG
PROJETO DE ATENDIMENTO A POPULAÇÃO DO DISTRITO DE GUARAGI

A saúde de uma população, genericamente, depende da qualidade e do acesso ao consumo de certos bens e serviços de subsistência que constituem basicamente em moradia, alimentação, educação e assistência em saúde, é preciso que serviços de saúde estejam próximos de onde as pessoas vivem ou trabalham que sejam resolutivos oportunos e humanizados.
Pensando assim e, com objetivo de promover saúde a população do Distrito do Guaragi, em parceria com a Prefeitura Municipal, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, através da PROEX, como atividade extensionista, proporciona o atendimento odontológico preventivo e curativo para todas as faixas etárias da população desta comunidade. Este atendimento que visa a promoção de saúde pública de maneira abrangente é feito em uma primeira etapa pelo setor de triagem do Curso de Odontologia em associação com os Agentes Sanitários da Prefeitura Municipal e os Lideres Comunitários das Associações de Bairros, no sentido de estabelecer metas e prioridades para esta comunidade Distrital.

  • Os alunos do 5º ano do Curso de Odontologia são responsáveis por tratamentos integralizados neste projeto de Extensão da PROEX, tanto preventivos como curativos nas áreas de Clínica Integrada e Odontopediatria, aplicando os conhecimentos que o aluno adquiriu no transcorrer do Curso. Estes atendimentos têm necessariamente o suporte de um professor extensionista do Departamento de Odontologia e, faz com que o aluno formando envolvido no programa possa:
  • Conhecer a realidade das famílias da Comunidade, pelas quais é responsável, por meio do cadastramento, diagnóstico de características sócias, demográficas e epidemiológicas feitos anteriormente, ao atendimento na clínica.
  • Identificar os principais problemas de saúde bucal que estas populações estão expostas,
  • Elaborar plano de atendimento à família baseado em condições que determinem o processo saúde/doença.
  • Prestar assistência integral e desenvolver ações educativas junto às escolas desta comunidade com palestras preventivas.
Skip to content