A UEPG foi criada pelo Governo do Estado do Paraná, através da Lei no 6.034, de 6 de novembro de 1969, e Decreto no 18.111, de 28 de janeiro de 1970, que foi o resultado da incorporação das Faculdades Estaduais já existentes e que funcionavam isoladamente na cidade de Ponta Grossa. Eram a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras, a Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia, a Faculdade Estadual de Direito e a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas e Administração.
1975 – Através de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa, o curso de Odontologia saiu para fora e iniciou o atendimento da comunidade externa nas zonas rurais de Guaragi e Itaiacoca por meio de um projeto extensionista chamado CRUTAC – CENTRO RURAL UNIVERSITÁRIO DE TREINAMENTO E AÇÃO COMUNITÁRIA.
2002 – Foi instituído o programa de pós-graduação a nível de mestrado e em 2009 o programa de pós-graduação a nível de doutorado.
2014 – o curso aderiu à Rede de Saúde Bucal da secretaria de saúde do Paraná, permitindo aos alunos estágios na rede pública do município.
2016 – Seguindo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais houve uma nova reformulação do currículo do curso.
O curso de Odontologia foi reconhecido pelo Decreto Nº40. 445- de 30/11/1956, D.O.U de 30/11/1956.
Pertence ao Setor de Ciências Biológicas e da Saúde. O corpo docente possui 55 professores, em sua maioria Doutores.
O curso se empenha na formação de profissionais qualificados para atuar na promoção de saúde, prevenção e tratamento das doenças bucais. Preocupa-se em formar cidadãos socialmente conscientes, éticos e Cirurgiões-Dentistas generalistas com habilidades técnico-científicas para exercer atividades em âmbito privado ou público.
Possui 15 laboratórios, incluindo as Clínicas Integradas de atendimento à comunidade, que estão instaladas no Campus Universitário de Uvaranas.
Atualmente, o curso de Odontologia é oferecido em período integral, tendo a duração de cinco anos.
O curso de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano de 2019 obteve Nota 4 no Enade e o Programa de Pós-Graduação Nota 5 (Capes).