Perfil de Formação

POR QUE FAZER ESTE CURSO?

Um fator importante é ter afinidade com a área da saúde. Se você possui afinidade com essa área, já é um grande motivo para pensar em fazer odontologia. Você atenderá diretamente o público e lidará com diversos tipos de pessoas. O papa Pio XII discursou para Cirurgiões-Dentistas na Itália em 24 de outubro de 1946 e disse: “A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge!

O dentista é o responsável por tratar da saúde bucal, prevenir e cuidar da estética dos dentes e sorrisos de seus pacientes. Deve atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à oclusão, gengiva e dentes. Identificar doenças através de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais e, a partir do diagnóstico, propor o tratamento mais adequado e receitar medicamentos.

Também ajudará pacientes a voltar a se alimentar de forma efetiva e a se comunicar, funções que podem estar prejudicadas devido à má condição bucal. Saber que você trabalhará diretamente com a autoestima dos pacientes pode ser algo motivador. Devolver a confiança e o prazer em sorrir à pessoa é algo bastante gratificante.

QUAL CONHECIMENTO PRÉVIO DEVO TER?

Como acontece em outras áreas da saúde, o cirurgião dentista deve reunir características exigidas à assistência de pacientes. É importante que seja:

1- Humanista,

2- Gostar de cuidar do outro e ter sensibilidade para lidar com pessoas em situação de sofrimento e dor,

3- Poder de concentração,

4- Ser paciente,

5- Ser detalhista,

6- Ser dinâmico,

7- Ter boa visão e coordenação motora,

8- Possuir autocontrole e senso de responsabilidade,

9- Saber trabalhar em equipe,

10- Desenvolver boa relação com os pacientes e colegas de trabalho,

11- Ser comunicativo para ganhar a confiança do paciente

O QUE EU ESTUDAREI DURANTE O CURSO?

No início, a grade curricular inclui disciplinas das áreas de formação básica geral como: anatomia, anatomia dental, biologia tecidual e do desenvolvimento, fisiologia humana, bioquímica, genética aplicada a odontologia, farmacologia, mecanismos das doenças, fundamentos das ciências sociais, psicologia, bioética e direitos humanos, odontologia legal e forense, gestão e orientação profissional.

Já na área de formação específica a grade curricular oferece disciplinas como: diagnóstico e cirurgia bucal, dentística restauradora pré-clínica, endodontia pré-clínica, periodontia pré-clínica, dentística restauradora clínica, endodontia clínica, periodontia clínica, biomaterias aplicados a prótese dental, oclusão dental, prótese removível pré-clínica, prótese fixa pré-clínica, reabilitação bucal, implantodontia, práticas de saúde bucal, saúde coletiva, ortodontia preventiva e interceptadora, metodologia científica e bioestatística, orientação de trabalho de conclusão de curso.

Oferece também disciplinas de estágio supervisionado na área de: diagnóstico e cirurgia bucal, clínica integrada, saúde coletiva, clínica infantil, estágios em clínica especializada e em clínica de atenção básica. Além de disciplinas de diversificação como: inglês instrumental, imaginologia aplicada, odontogeriatria, contabilidade, empreendedorismo, clínica para pacientes especiais, etc…. O curso de odontologia proporciona desde o inicio atividades laboratoriais em manequim e atendimento clínico ao paciente, proporcionando ao aluno conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a formação de um profissional que deseja atuar na melhoria da qualidade de vida e autoestima da população.

O QUE EU POSSO FAZER APÓS A FORMATURA?

Para exercer a profissão, é obrigatório obter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO), concedido a todos os bacharéis em Odontologia. Ter êxito na Odontologia requer um bom curso de graduação e se atualizar, fazer especialização, mestrado e doutorado. Há pelo menos 15 áreas em que é possível desenvolver um trabalho sério e ter a tão almejada satisfação pessoal.

Você poderá atuar em consultórios e clínicas privadas; saúde pública; gestão do serviço de saúde; saúde no serviço militar; pesquisa e desenvolvimento de biomateriais; atuação em hospitais em Cirurgia Bucomaxilofacial e Odontologia Hospitalar; perícia e auditorias; e carreira acadêmica. No interior do país, as chances são melhores do que nos grandes centros urbanos, já que existe um desequilíbrio no número de profissionais nas regiões mais e menos populosas.

Skip to content