Segundo as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e das Diretrizes Curriculares recomendadas pela ABEPSS e MEC/SESu(2001), a organização do Curso de Serviço Social da UEPG pauta-se pelos seguintes princípios: rigoroso tratamento teórico, metodológico e histórico da realidade do Serviço Social que possibilite a compreensão dos problemas e desafios com os quais o profissional se defronta no universo e produção de da vida social.
Estabelecimento da dimensão investigativa e interpretativa com princípios formativos e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade.
Compreensão da ética como princípio formativo que perpassa toda a formação profissional.
Adoção de uma teoria social crítica que possibilite a apreensão da totalidade social em suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão.
Permanente integração a universidade e sociedade, estimulando o enraizamento do curso na realidade local/regional e abrindo canais de comunicação com a sociedade civil organizada.
Exercício do pluralismo teórico-metodológico como elemento próprio da vida acadêmica e profissional, impondo-se o necessário debate sobre as várias tendências teóricas que compõem a produção das ciências humanas e sociais. Reconhecimento do acadêmico como sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem, incentivando o desenvolvimento da sociabilidade e criatividade, de competências cognitivas e habilidades operativas profissionais.