Bicen-UEPG apresenta tecnologias na SBPC Jovem

A Biblioteca Central Professor Faris Michaele da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Bicen-UEPG) apresentou na SBPC Jovem tecnologia que possibilita a leitura para pessoas com deficiência visual. A demonstração ocorreu na última quarta-feira (26), no estande da Universidade. Durante a feira, a Bicen também promoveu a doação de livros ao público.

A tecnologia apresentada pela Biblioteca na SBPC Jovem consiste em um modelo de óculos, da marca OrCam, que possui funcionalidades de leitura e identificação de objetos para pessoas cegas ou que apresentem outras deficiências visuais. O equipamento pertence à Bicen e é utilizado para auxiliar acadêmicos com deficiência visual na consulta de livros e realização de atividades.

“A atuação da Biblioteca é primordial,  pois operar suporte de informações e oferecer as condições e tecnologias para os pesquisadores são objetivos determinantes para o desenvolvimento científico”, destaca a diretora da Bicen, Maria Lúcia Madruga, sobre a importância da Biblioteca da UEPG apresentar suas tecnologias em evento voltado para a promoção da ciência. “Fomos a única instituição de ensino superior que tinha uma biblioteca representada. Agradeço a oportunidade”, complementa.

O SBPC Jovem foi parte da programação do Encontro Anual da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu entre os dias 23 e 29 de julho, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. A UEPG participou do SBPC Jovem entre os dias 24 e 27, onde apresentou alguns de seus cursos, suas tecnologias e atividades científicas ao público escolar.

Texto: Gabriel Miguel Costa | Fotos: Aline Jasper e Jessica Natal