Acesso à plataforma digital Minha Biblioteca

Acesso à plataforma digital Minha Biblioteca

 

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) disponibiliza, aos professores e acadêmicos, acesso à plataforma digital Minha Biblioteca, formada por 15 editoras e 38 selos editoriais, com acesso de aproximadamente 12 mil títulos em português para a comunidade acadêmica, com acesso simultâneo. O lançamento oficial, pela Fundação Araucária, aconteceu hoje (7).

O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destaca que esta é a maior aquisição já realizada na história da Universidade. “A compra de 12 mil títulos de e-books pela plataforma Minha Biblioteca é mais um compromisso  com a modernização do acesso ao livro. Teremos, sim, nossa biblioteca física, mas teremos também uma virtual aberta a professores e estudantes de graduação e pós-graduação. É uma prova de que a UEPG está cada vez mais moderna e mais interativa”.

Para a diretora da Biblioteca Central Professor Faris Michaele, Eunice Silva de Novais, esta é uma conquista para as sete Universidades Estaduais do Estado do Paraná. “Esta é uma ação inédita na Região Sul, iniciativa dos bibliotecários, reitores, com apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária”, destaca. A diretora detalha que a UEPG conta com uma cobertura de aproximadamente 66,28% da bibliografia básica dos cursos da UEPG.

A plataforma foi adquirida por R$ 2.160 milhões, via Fundação Araucária, para complementar o acervo bibliográfico das Bibliotecas Universitárias das sete Instituições de Ensino Superior do Paraná. A UEPG integra o consórcio e terá 3.900 licenças de acesso por um período inicial de 24 meses, desde 01 de fevereiro de 2022.

Eunice Silva Novais acrescenta ainda que “principalmente em tempos de pandemia, o acesso online possibilita um salto qualitativo e quantitativo para facilitar a vida dos professores e acadêmicos, além de atender os requisitos do MEC, possibilita a socialização da informação através do acesso simultâneo”.

A diretora contextualiza que o acervo teve um crescimento exponencial a partir das assinaturas  de  e-books da Minha Biblioteca, Target de Normas da ABNT, além da Saraiva Jur com mais 2.100 títulos – uma plataforma jurídica exclusiva para a Comunidade de Direito, assinada no final de 2021, e que está  disponível desde o início de janeiro de 2022.

Pré-cadastro

A Biblioteca cadastrará alunos e professores através do Google Forms. O interessado no pré-cadastro na plataforma deve acessar o link e preencher o formulário. Após validação, será enviado um e-mail confirmando login e senha. Posteriormente, a plataforma já pode ser acessada por estudantes e professores da UEPG pelo www.minhabiblioteca.com.br .

O usuário cadastrado poderá baixar o aplicativo Minha Biblioteca no seu dispositivo móvel de preferência, o que permite, além de outras funcionalidades on-line, acessar os livros baixados no modo off-line, por 30 dias.

Recursos

No portal Minha Biblioteca, o usuário poderá utilizar recursos facilitadores, como leitura em voz alta, além de ter opções de customização da fonte, modo (dia, noite, sépia e ciano), margem e altura da linha. É possível realizar pesquisas por ISBN, palavras-chave, título e autoria.

Outras ferramentas como compartilhamento e impressão de parte dos conteúdos disponíveis; Marcadores de páginas e anotações; Citações nos formatos ABNT, APA, MLA, Harvard e Vancouver; e Catálogos com todas as áreas do conhecimento são facilitadores disponíveis aos usuários.

A Minha Biblioteca permite a criação de cartões de estudo, onde é possível fazer anotações, realizar realces coloridos em trechos do texto, além de compartilhar a leitura com outros usuários da plataforma para estudos em grupo.

“A compra do Minha Biblioteca é mais um dos processos de modernização da Biblioteca da UEPG”, avalia o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Giovani Marino Fávero. Para ele, os estudantes de graduação, pós-graduação e residência terão acesso a um amplo conteúdo, sempre atualizado. “Além dos livros clássicos, há um processo de atualização mensal da plataforma, o que favorece muito toda a sistemática de estudo, de conhecimento e de pesquisa. É mais um avanço para a pesquisa que a UEPG conquista”, enfatiza.

Catálogos 

O Catálogo Ciências Sociais Aplicadas da Minha Biblioteca conta com mais de 3.700 títulos de referência. Abrange os principais e mais atualizados tópicos de todas as carreiras relacionadas às ciências sociais aplicadas como administração, jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, ciências contábeis, serviço social, turismo, hotelaria, biblioteconomia, entre outros.

Mais de 880 títulos de referência compõem o Catálogo Ciências Pedagógicas. O acervo desta área abrange educação infantil, educação corporativa, processo de alfabetização, educação especial, gestão escolar, psicopedagogia e ensino a distância.

O Catálogo Letras e Artes da Minha Biblioteca disponibiliza acesso a 400 títulos sobre música, dança, fotografia, artes plásticas, artes cênicas, design, moda, tradução, redação, revisão, edição e adaptação de texto.

Na área da saúde, são mais de 2.500 títulos, obras que contemplam as carreiras da enfermagem, biomedicina, medicina veterinária, psicologia, educação física e esporte, estética e cosmética, farmácia e fisioterapia.

O catálogo específico de Medicina e Odontologia dispõe de 3.300 títulos, de todas as especialidades médicas e cirúrgicas incluindo: anatomia, odontologia, fisiologia, histologia, semiologia médica, cardiologia, medicina de emergência, neurologia e pediatria.

O Catálogo Ciências Jurídicas da Minha Biblioteca conta com mais de 2.300 títulos de referência. Abrange todas as especialidades do Direito incluindo: direito empresarial, direito civil, direito do consumidor, direito trabalhista, direito penal, direito previdenciário, direito tributário e direito ambiental.

Mais de 3.500 títulos de referência integram o Catálogo Ciências Exatas da Minha Biblioteca.  Obras das áreas de economia, engenharia, agronomia, física, astronomia, ciência da computação, ciências atuariais, matemática e química podem ser consultadas.

Texto e Fotos: Luciane Navarro
Skip to content