Biblioteca promove curso de capacitação em junho

A Biblioteca Central Professor Faris Michaele da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Bicen-UEPG), em  parceria com a empresa Elsevier, realiza curso de capacitação em plataformas de pesquisa. No dia 8 de junho, das 10h até 12h, o treinamento será sobre as ferramentas ScienceDirect e Mendeley, e no dia 9 de junho, das 10h até 11h30, sobre a plataforma Scopus. Os interessados devem acessar o site para fazer a inscrição para o primeiro e segundo dia de cursos.

Segundo Eunice Silva de Novais, Diretora da Biblioteca Central, o treinamento será gratuito e oferecido para toda comunidade universitária, como professores, alunos de pós-graduação, graduação e funcionários. “Essas são base de dados do Portal de Periódicos da CAPES. O objetivo é promover a capacitação sobre o uso de ferramentas de busca que contribuem para acelerar a pesquisa, considero as bases Science Direct e Scopus muito importantes pelo fato de multidisciplinar”, conta.

Conforme explica a Aline Bastos, Analista de Treinamento da Elsevier, ”ScienceDirect é a plataforma líder de literatura revisada por pares que ajuda a avançar na pesquisa, contando com 2.500 periódicos e 39.000 livros. Scopus é uma plataforma referencial de resumos e citações de literatura acadêmica com 78,5 milhões de registros provenientes de mais de 5000 editoras. Scopus coloca poderosas ferramentas de descoberta e análise nas mãos de pesquisadores, bibliotecários, gerentes de pesquisas institucionais e financiadores”.

De acordo com Aline, ”Mendeley é uma solução gratuita para armazenar, organizar, compartilhar, ler e fazer anotações em documentos contidos em uma biblioteca. Além disso, é também uma rede social com fins exclusivamente científicos e acadêmicos para gerir as publicações on-line e conectar-se com outros pesquisadores em uma área de interesse”, finaliza.