Bicen-UEPG premia maiores empréstimos e cria confraria de leitores

O amor pela leitura e livros floresceu na última quinta-feira (27), na Biblioteca Central Professor Faris Michaele da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Bicen-UEPG). Alunos, professores e servidores da instituição que fizeram mais empréstimos de livros no último ano foram premiados em cerimônia de homenagem. O evento fez parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que aconteceu de 23 a 27 de outubro, na Bicen.

Maycon Felipe Ribeiro da Silva lembra de quando o gosto pela leitura nasceu. “Eu ainda era criança quando minha tia me presenteava com gibis. Lembro de ler ‘Blecaute’, do Marcelo Ribens Paiva e ‘O Nome da Rosa’, do Umberto Eco, então para mim os livros sempre foram uma peça fundamental da minha vida, fazem parte de mim”, destaca. Maycon foi o primeiro colocado da premiação na categoria discente da graduação. “Não esperava receber esse prêmio, mas agradeço a todos os funcionários da Biblioteca, que me acompanharam na minha jornada aqui dentro”.

O aluno faz parte dos leitores que fizeram 14.078 empréstimos na Bicen no último ano. Ao todo, a instituição realizou 14.360 renovações; 15.080 devoluções; e 150.629 consultas internas no site. Para a diretora geral da Biblioteca, Maria Lúcia Madruga, a premiação marca a criação da ‘Confraria de Ratos da Biblioteca’, um clube para a comunidade universitária que frequenta o local e empresta livros de maneira assídua. “A Confraria vai reunir periodicamente pessoas de interesses comuns, na Bicen, para debater sobre livros e leitura”, explica. Segundo ela, a solenidade é um novo momento para a Bicen. “A leitura e a biblioteca exercem um papel social determinante para a inclusão dos indivíduos na cultura e no conhecimento, então é uma alegria fazer parte dessa homenagem aos leitores”, completa.

“Eu iniciei minha jornada na Bicen emprestando livro lá no meu tempo de graduação, há 10 anos, e eu quero demonstrar minha gratidão ao acolhimento que a Biblioteca sempre me proporcionou”, ressalta Edilson de Oliveira, primeiro colocado na categoria docente. Frequentar o espaço foi, em um primeiro momento, motivo de necessidade para Edson, “pois aqui encontrava livros que não podia comprar”. O que era necessidade virou gosto. “Depois, me senti acolhido aqui, pelos livros e pelos que trabalham, por isso meu agradecimento é também a eles”.

A Bicen-UEPG organiza, cataloga, armazena e administra livros, periódicos e publicações das bibliotecas do Campus Central, Uvaranas e do Colégio Agrícola Augusto Ribas. O servidor Rodrigo Pallú Martins, primeiro lugar na categoria técnico administrativo, conhece o que é estar nos bastidores para que a leitura aconteça. “Me sinto privilegiado em ser servido aqui na biblioteca, na melhora do acervo, e ganhar esse prêmio deixa o incentivo para que as pessoas possam ler. A leitura é muito interessante para fugir um pouco da rotina e é uma oportunidade que a nossa biblioteca proporciona”.

Além das categorias reservadas aos alunos, servidores e professores da UEPG, a cerimônia dedicou atenção especial aos alunos do Colégio Agrícola. Matheus Fagundes Chila foi o estudante que mais emprestou livros da Bicen no último ano. “Creio que, assim como eu, muitos dos que emprestam livros aqui não tenham condições de ter uma biblioteca em casa, mas ainda bem que temos a biblioteca para a gente poder emprestar, pois é a educação que muda o mundo”, comemora.

O sentimento de gratidão à Bicen também se estendeu ao segundo colocado da categoria, Kauê Gomes de Araújo. “Como sou técnico agrícola, não tenho condições de a todo momento comprar um livro novo”, explica. O fato de ter a diversidade de livros à sua disposição permitiu que ele continuasse no hábito pela leitura. “Agradeço à Universidade por disponibilizar o livro para as pessoas que precisam ler, como eu, que se não ler fico louco”, brinca.

“Já fui aluno interno de um Colégio Agrícola e o lugar que eu mais ficava era a biblioteca, e o Colégio teve a grande função de me tornar um leitor”, conta o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, durante a cerimônia. Assim como para Kauê e Matheus, a biblioteca foi o grande refúgio para Miguel. “Vim de uma família toda formada por agricultores, em que ninguém tinha ensino universitário, e para uma família que não tem livro, a biblioteca é um paraíso”. Para o reitor, é com livros e leitores que se constrói um país. “Estamos comemorando a formação de pessoas que serão leitoras, que exercem uma cidadania que é diferente das demais. Parabéns por acreditarem no livro, na educação e no ser humano”, completa.

Premiados

Categoria docente: Edilson de Oliveira (1º) e Daniel Ruiz Potma Gonçalves (2º); categoria técnico administrativo: Rodrigo Pallú Martins (1º) e Allan Leandro Monteiro (2º); categoria discente da graduação: Myllena Novaes Taques Santos (1º) e Maycon Felipe Ribeiro da Silva; categoria discente strico sensu: Maycon Hudson Contador (1º) e Camila Boczkoski Carvalho (2º); categoria aluno Colégio Agrícola: Matheus Fagundes Chila (1º) e Kauê Gomes de Araújo (2º); e categoria discente lato sensu: Jonas Rodrigues Antunes (1º) e Lediane Patrícia Marques de Lima (2º).

Texto e fotos: Jéssica Natal