Curso de Comunicação e Escrita Científica no Brasil – ACS

Objetivos do curso: A comunicação científica eficiente é essencial para um(a) pesquisador(a), podendo ser um diferencial em sua carreira. Neste curso, promovido pela Divisão de Publicações da American Chemical Society (ACS), serão abordados os aspectos mais relevantes para a escrita científica, incluindo a estruturação de uma publicação científica, com recomendações sobre pontos essenciais considerados por editores, e a necessidade do aprendizado de inglês para o trabalho acadêmico.

Palestrante: Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, Editor Executivo do Journal ACS Applied Materials & Interfaces e Professor Titular do Instituto de Física da USP – São Carlos.

Link para inscrição*: https://american-chemical-society.zoom.com/webinar/register/WN_JzeoPZkhRzaluEYsIu4Xlw

*Link único e válido para os 3 dias do evento.

Cronograma do curso:

Aula 1 – 07 de Outubro, às 15h00 (Sobre a anatomia de um artigo científico: descrição detalhada das várias seções de um artigo e o que devem conter. Ênfase especial para resumos)

Aula 2 – 14 de Outubro,  às 15h00 (Estratégias para aprender inglês acadêmico para não nativos)

Aula 3 – 21 de Outubro, às 15h00 (10 dicas para escrever seu artigo científico)

Duração de cada aula: entre 1h15 e 1h30 (apresentação + perguntas finais). Todas as aulas terão início às 15h (Hr. de Brasília)

O curso é online e totalmente gratuito, com capacidade para até 3 mil participantes ao vivo, na sala online. Ao atingir esse número, os demais participantes poderão acompanhar o curso via live, nas redes sociais da ACS Publications. Os certificados serão emitidos após 28/10 a todos que participarem integralmente do curso (3 aulas). A gravação e demais anexos serão enviados a todos os inscritos também após esta data (28/10).

Dúvidas e informações, por favor, entre em contato através do e-mail mgrassi@acs-i.org