UEPG promove treinamento sobre plataforma Minha Biblioteca

A Biblioteca Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Bicen-UEPG, participa na próxima quarta-feira, 12 de abril, de um treinamento para utilização da plataforma Minha Biblioteca. A oficina será online e ocorre pela plataforma Zoom, às 10h30 da manhã. O objetivo do treinamento, organizado pela Bicen em parceria com a equipe gestora da Minha Biblioteca, é instruir a comunidade acadêmica sobre o acesso à plataforma e seu funcionamento, as ferramentas que ela dispõe e o sistema de “empréstimo” online. Interessados em participar da reunião devem acessar e se inscrever pelo link.

A plataforma disponibiliza online cerca de 12 mil e-books em português para a comunidade acadêmica, de 15 editoras e 38 selos editoriais, e está disponível para alunos e professores da UEPG desde fevereiro de 2022. Como explica a diretora da Bicen, Maria Lúcia Madruga, havia uma demanda histórica da comunidade universitária por acesso a e-books e materiais atualizados nas áreas de conhecimento. Por isso, a plataforma Minha Biblioteca representa uma ferramenta importante para estudos e pesquisa científica.

Minha Biblioteca

Em 2022, a Fundação Araucária adquiriu a plataforma por R$ 2.160 milhões para complementar o acervo bibliográfico das Bibliotecas Universitárias das sete Instituições de Ensino Superior do Paraná. A UEPG integra o Consórcio e tem 3.900 licenças de acesso por um período inicial de 24 meses. Desde março de 2023, os alunos da unviersidade podem criar novos cadastros de usuários para acessar a plataforma, pelo site da Bicen ou pelo Acadêmico Online.

No catálogo de Ciências Sociais Aplicadas, são mais de 3700 títulos de referência, abrangendo os principais e mais atualizados tópicos de carreiras como administração, jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, ciências contábeis, serviço social, turismo, hotelaria, biblioteconomia, entre outros. Mais de 880 títulos de referência compõem o Catálogo Ciências Pedagógicas, com tópicos de educação infantil, educação corporativa, processo de alfabetização, educação especial, gestão escolar, psicopedagogia e ensino a distância. O Catálogo Letras e Artes da Minha Biblioteca disponibiliza acesso a 400 títulos sobre música, dança, fotografia, artes plásticas, artes cênicas, design, moda, tradução, redação, revisão, edição e adaptação de texto.

Na área da saúde, são mais de 2.500 títulos, obras que contemplam as carreiras da enfermagem, biomedicina, medicina veterinária, psicologia, educação física e esporte, estética e cosmética, farmácia e fisioterapia. O catálogo específico de Medicina e Odontologia dispõe de 3.300 títulos, de todas as especialidades médicas e cirúrgicas incluindo: anatomia, odontologia, fisiologia, histologia, semiologia médica, cardiologia, medicina de emergência, neurologia e pediatria.

O Catálogo Ciências Jurídicas da Minha Biblioteca conta com mais de 2.300 títulos de referência. Abrange todas as especialidades do Direito, incluindo: direito empresarial, direito civil, direito do consumidor, direito trabalhista, direito penal, direito previdenciário, direito tributário e direito ambiental. Mais de 3.500 títulos de referência integram o Catálogo Ciências Exatas da Minha Biblioteca. Obras das áreas de economia, engenharia, agronomia, física, astronomia, ciência da computação, ciências atuariais, matemática e química podem ser consultadas.

Para mais informações, é possível contatar a biblioteca pelo e-mail ou pelos telefones (42) 3220-3036 ou (42) 3220-3786.

Texto: Aline Jasper  e Gabriel Miguel| Foto: Fabio Ansolin