Viveiro Florestal UEPG planta mudas de árvores no entorno da Bicen
Alunos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participantes do projeto de extensão do Viveiro Florestal, realizaram na última sexta-feira (25) o plantio de mudas de árvores ao redor da Biblioteca Central Professor Farias Michaelle (Bicen), no Campus Uvaranas. A ação foi coordenada pelos professores Carlos André Stuepp e Rosimeri de Oliveira Fragoso e contou com o apoio de servidores da Biblioteca, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e Prefeitura do Campus.
O objetivo da ação é “melhorar esteticamente o espaço da Biblioteca, proporcionar melhor aproveitamento no uso do espaço e promover o equilíbrio ecossistêmico”, explica o professor Carlos André Stuepp, do curso de Agronomia e um dos coordenadores da ação. As dezoito mudas plantadas pertencem à espécie Pleroma sellowianum, popularmente conhecida como manacá-da-serra, escolhidas porque, além da questão estética, são uma espécie nativa e podem ser utilizadas em aulas e pesquisas. “Todo plantio que realizamos dentro da UEPG possui uma finalidade pedagógica”, ressalta.
O professor explica que o plantio demandou planejamento de cerca de dois anos. As mudas utilizadas foram produzidas em trabalhos de conclusão de curso por acadêmicos de Agronomia e têm cerca de um ano. O planejamento da ação prevê que, em até quatro anos, as árvores atinjam a altura de 3,5 metros.
A arborização da Bicen atende a uma demanda criada desde a sua construção, relata a diretora, Maria Lucia Madruga. “Desde que planejamos a Biblioteca, a ideia é criar vários oásis de descanso para que usuário possa desfrutar o seu entorno”, destaca.
O Viveiro é um projeto ligado aos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e o Colégio Agrícola Augusto Ribas. A acadêmica de Ciências Biológicas Carolina Althaus, estagiária do Viveiro Florestal, comenta que a experiência de participar do projeto é enriquecedora, “porque não apenas permite ver na prática muito do que estudei no curso, como também aprender outros temas, como a questão da nutrição vegetal e o uso estético da vegetação”.
Texto e Fotos: Gabriel Migue