Estrutura Organizacional
É formada pela Direção Geral; pela Secretaria Geral e Tesouraria; por duas divisões: Divisão Administrativa e Divisão Pedagógica e de Pesquisa; pelas Escolas: Escola Estadual Professora Halia Terezinha Gruba e Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha; pelas Seções de Apoio: Seção de Cultura, Seção de Especialidades Educacionais, Seção de Esportes e Lazer, Seção de Saúde e Serviço Social; e pelas Seções de Serviços: Seção de Alimentação e Nutrição, Seção de Patrimônio e Manutenção, conforme organograma:
ORGANOGRAMA DO CAIC REITOR ALVARO AUGUSTO CUNHA ROCHA
Diretora Geral do Caic Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha
Rosiane Machado da Silva
Secretaria Geral e Tesouraria
A Secretaria Geral é responsável por todo o serviço de escrituração escolar, correspondência e registro funcional dos professores oriundos da Secretaria Municipal de Educação e dos professores e funcionários oriundos da Secretaria de Estado da Educação e pela manutenção de um banco de dados atualizado da vida funcional dos recursos humanos lotados no CAIC, em articulação constante com os diversos setores da UEPG, bem como pelo gerenciamento de recursos financeiros oriundos de fontes diversas, além de responsabilizar-se pela emissão e cobrança dos boletos referente a taxa de alimentação e tickets de almoço do Refeitório do CAIC.
A Secretaria Geral comporta a Secretaria da Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, a Secretaria da Escola Estadual Professora Halia Terezinha Gruba e a Tesouraria.
Responsável: Larissa Cecilia de Castilho
Divisões
Constituem-se nas divisões que prestam assessoria direta à Direção Geral, para a administração do CAIC Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha.
Divisão Pedagógica e de Pesquisa:
A Divisão Pedagógica e de Pesquisa é uma das duas divisões que prestam assessoria direta à Direção Geral. É responsável pela coordenação pedagógica e encaminhamento metodológico das ações educativas previstas no Projeto Político Pedagógico do órgão. Aliada a esta ação específica cabe à coordenação do programa de formação contínua dos professores e funcionários lotados no CAIC. A efetivação destas ações implica em integração e articulação contínuas com a Divisão Administrativa, as Escolas, bem como a orientação pedagógica às Seções de Apoio: Alimentação e Nutrição, Cultura, Esportes e Lazer, Saúde e Serviço Social. O incentivo ao desenvolvimento de estudos, pesquisas educacionais e produção científica no CAIC, também faz parte das ações desta divisão, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços educacionais prestados pelo órgão.
Divisão Administrativa:
Responsável: Wilson Adriano Cherigato
A Divisão Administrativa é uma divisão que presta assessoria direta à Direção Geral. As atividades de cunho técnico-administrativo do CAIC são responsabilidade da Divisão, incluindo a coordenação direta das chefias das Seções de Serviços: Seção de Limpeza e Manutenção; Seção de Recursos Humanos e Tesouraria, e Secretaria Geral, bem como a orientação dos diretores das Escolas e das chefias das Seções de Apoio nos aspectos técnico-administrativos que lhe são inerentes.
Escolas
Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – Educação Infantil e Ensino Fundamental – 1ª a 5ª Anos
A Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – Educação Infantil e Ensino Fundamental, funciona nas dependências do CAIC Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha, desde 1993. Caracteriza-se como uma escola de período integral, onde os alunos permanecem das 8h às 16h45, recebendo diariamente três refeições. Exceto nas quartas feiras que permanecem das 8 às 12 horas. Está organizada em níveis e atenderá os alunos até sua total cessação, a partir de 2008. O ensino fundamental de 9 anos está organizada em dois ciclos. Esta escola atende uma clientela com faixa etária de 4 a 10 anos, que totalizam aproximadamente 400 alunos. Os professores desta escola são cedidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa através de Convênio com a Secretaria Municipal de Educação – SMEC.
O Projeto Político Pedagógico da escola contempla os pressupostos filosóficos, epistemológicos e didático-pedagógicos que dão identidade à escola, e que norteiam toda ação educativa desenvolvida pela unidade escolar.
Além disso, os princípios presentes no Projeto Político Pedagógico informam a concepção de homem, de sociedade e de mundo assumida pela escola. Concordamos com Veiga (1998) quando registra que: “ É necessário que se afirme que a discussão do Projeto Político Pedagógico exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que não dispensa uma reflexão sobre o homem a ser formado, a cidadania e a consciência crítica”.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:
Direção da Escola: Eliane Tramontin Silveira Moleta
Infantil IV, Infantil V, 1º e 2ºs Anos: Eliane Tramontin Silveira Moleta
3º, 4°s e 5ºAnos: Maria Luiza Nascimento
NOSSOS HORÁRIOS
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Início 8h às 16h
Exceto quarta-feira 8h às 12h
NOSSOS GRUPOS:
INFANTIL IV A - Professoras Franciele e Edna
INFANTIL IV B - Professoras Cristina e Edna
INFANTIL V A - Professora Jéssica
INFANTIL V B - Professora Vanessa Hrenechen
1º A - Professora Josemara
1º B - Professora Phiama
2º A - Professoras Maria Rosana e Maria Madalena
2º B - Professor Marcelo
3ª A - Professoras Jaqueline
3º B - Professoras Joseane
4º A - Professora Andrea Hass
4º B - Professora Sílvia
5º A - Professoras Glaucia e Lucimar
5º B - Professora Franciane e Neide
Educação Física: Professor Marcos
NOSSOS PROFESSORES:
Andréa Siqueira Hass
Edna Mara Rodrigues de Paula
Franciane Barros Gracia
Franciele Alves de Souza Borges
Gláucia de Fátima Colesel
Janaina Freitas da Silva
Jaqueline da Costa Pasturczak
Jéssica Cristina Viecheneski
Joseane Aparecida Tchuivun Ramos
Lucimar Aparecida Clock NowaKoski
Marcelo de Jesus Meira
Marcos Aurélio dos Santos
Maria Madalena Malaquias
Maria Rosana Lima Ribas
Neide Gonçalves dos Santos
Silvia Helena Hoffman Cutrim
Vanessa J. Sequinel Hrenechen
Waldirene Cristina Ferreira Carvalho
ENCAMINHAMENTOS NORTEADORES DO TRABALHO DO PROFESSOR
PLANO DE TRABALHO BIMESTRAL
Tomando por base o currículo, o professor seleciona os conteúdos, propõe os objetivos, projetos, atividades, constituindo um “plano de trabalho”, a ser apresentado e discutido com os alunos no início de cada bimestre. A importância deste plano de trabalho ser planejado e negociado com os alunos resulta num enriquecimento das atividades curriculares.
Referem-se a sessões coletivas (professor e alunos), para discutir e orientar a realização do plano de trabalho e também para proporcionar momentos de avaliação individual e coletiva. Deverão ser realizadas periodicamente atendendo as necessidades do processo pedagógico.
Consiste nas atividades que o aluno por si só realiza. Na aprendizagem, por mais que se constitua num processo interpessoal e compartilhado é sempre uma questão individual, uma apropriação pessoal.
O trabalho diversificado oportuniza o atendimento das diferenças individuais na realização das atividades em grupos onde o professor coordena e dirige.
PESQUISA COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA COMPETÊNCIA HUMANA
O professor poderá propor projetos de estudo com propostas interdisciplinares, buscando o elo entre as diversas áreas do conhecimento e a realidade vivida, despertando no aluno o prazer pela pesquisa, promovendo assim a reflexão no seu próprio processo de saber pensar, aprender a aprender, avaliar e avaliar-se. Ao mesmo tempo oportunizar o trabalho com os Temas Transversais, propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Neste processo o professor assume o papel de mediador do conhecimento e o aluno o de construtor do próprio conhecimento.
ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS ALUNOS
Os alunos poderão trazer propostas de enriquecimento curricular com temas de estudo ou atividades pertinentes ao seu interesse de investigação e faixa etária. Essas atividades propiciam a participação efetiva do aluno na vida escolar, atendendo aos diferentes ritmos e necessidades de aprofundamento grupais ou individuais.
PROJETOS COORDENADOS PELOS PROFESSORES:
Os professores propõem e coordenam projetos enriquecedores do currículo. Sua duração é variável conforme seus objetivos, desejo e o interesse dos alunos pelo assunto tratado.
REGISTROS DA CLASSE
Os principais instrumentos que o professor dispõe para apoiar sua prática, constituem-se na observação e no registro.
Considerando-se esses registros o professor terá subsídios que redimensionará ou confirmará sua prática.ESTUDOS COMPLEMENTARES
A recuperação da aprendizagem será feita na forma de estudos complementares, paralelos ao desenvolvimento das atividades cotidianas, com atividades diversificadas, em sala de aula, e sempre inseridas no processo educativo, e não apenas no momento restrito. São atividades realizadas por professores e alunos para resgatar as deficiências durante o processo de ensino aprendizagem.
Com essa prática e embasada na lei DE Diretrizes e Bases, pretende-se atender as diferenças individuais no que se refere às dificuldades de aprendizagem dos alunos
GRUPOS IDENTIFICADOS POR SÍMBOLOS OU DENOMINAÇÃO
No início de cada ano letivo os alunos escolhem um símbolo escrito ou gráfico para identificação de seu grupo.
PONTO DE ENCONTRO
A cada ano letivo, os grupos escolhem um ponto de encontro, tendo como referência um local interno no pátio da escola para se reunirem após o sinal, onde aguardam a vinda dos professores. Essa medida é levada em conta para a organização do grupo, um momento especial de organização do grupo para o início/reinício das atividades escolares
NOSSAS ATIVIDADES DE ROTINA:
Assembleias inicial e final: momento de encontro entre professor e alunos no qual fazem combinados, levantam propostas, contam novidades e avaliam propostas desenvolvidas.
· Livro da vida: alunos e professores realizam registro de acontecimentos e fatos importantes ( ocorridos em sala de aula ou outros espaços com liberdade de expressão.
· Culinária: alunos participam da culinária a partir dos projetos e temas desenvolvidos.
· Correspondência escolar: os alunos/ professores elaboram correspondência intra e inter-escolar.
· Momento livre: acontece em horário de lanche e almoço onde as crianças em atividades lúdicas e interação desenvolvem a socialização.
· Aula de Educação Física: é desenvolvida pela seção de esportes de 1 a 2 vezes na semana, onde as crianças realizam atividades criativas e saudáveis como: Jogos, brincadeiras, dramatizações, danças como nova forma de ampliar o conteúdo educativo.
· Biblioteca: os alunos realizam atividades de leitura no círculo do livro fazendo uso da biblioteca. Espaço onde a criança aprende a importância e desenvolve o gosto pela leitura.
· Soninho: momento em que alunos do Nível I 4 anos dormem.
· Ateliês: Inglês, Informática, xadrez, Ludoteca, Brinquedoteca e Expressão Corporal.
Encaminhamentos que norteiam o nosso trabalho:
· Plano de trabalho bimestral: mediante assunto de interesse e Matriz Curricular levantamos os objetivos e atividades para o alcance dos mesmos.
· Plano de trabalho individual: consiste em atividades que o aluno por si só realiza. E para atender a individualidade dos alunos, o professor realiza o planejamento com situações que atendam as demandas individuais e grupais.
· Trabalho diversificado: oportuniza o atendimento a especificidades individuais dos alunos detectadas no grupo.
· Planejamento cooperativo: alunos e professores fazem o planejamento dos temas a serem investigados. O que ? Onde? Quando? Como?
· Texto cooperativo: acontece após a investigação do assunto planejado, com a mediação do professor produzem o texto.
· Aula passeio: mediante temas investigados os alunos realizam pesquisa de campo.
· Integração de níveis: no desenvolvimento do trabalho pedagógico conforme planejamento, acontecem momentos inter-grupais permitindo a interação de alunos mais experientes com outros, atuando assim como elementos mediadores entre colegas e o conhecimento.
· Estudo complementar/estudos de aprofundamento: é direcionando aos alunos que vem apresentando dificuldades na aprendizagem, proporcionando atendimento as diferenças individuais no que se refere as dificuldades de aprendizagem.Os alunos que não vem apresentando dificuldades aprofundam seus conhecimentos construídos, com atividades variadas
· Metodologia de projetos: no ensino aprendizagem buscamos o aprender a aprender. Nesta perspectiva utilizamos a metodologia de projetos como um dos meios de desenvolvimento curricular tornando as práticas educativas mais dinâmicas, contextualizadas e significativas. Os temas são escolhidos a partir de questões reais e concretas e os projetos são desenvolvidos por professores e alunos. O papel do professor nesse processo é de facilitador, mediador da aprendizagem. A Direção e Coordenação Pedagógica assessoram a construção e desenvolvimento dos mesmos.
PRESSUPOSTOSPRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS:
A educação escolar se depara com os desafios da atualidade e com imperativos inerentes à tarefa de formar sujeitos críticos e preparados para a vida em sociedade.
A educação, neste contexto, é chamada a formar um homem capaz de atuar neste mundo em transformação como sujeito histórico competente, organizado, crítico e criativo, abrindo possibilidades de avanços para um mundo mais humanizado. “A educação se confronta com essa apaixonante tarefa: formar seres humanos para os quais a criatividade e a ternura sejam necessidades vivenciais e elementos definidores dos sonhos de felicidade individual e social” (ASSMANN, 1998, p.29 ).
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS:
O desenvolvimento humano caracteriza-se por ser um processo contínuo e abrangente no que diz respeito aos vários aspectos constitutivos do homem, sejam eles físicos, afetivos, sociais ou intelectuais.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento humano, que pressupõe sucessivas transformações, não pode ser entendido se dissociado do processo de aprendizagem, já que, desenvolvimento e aprendizagem são processos da mesma unidade. Isto significa a existência de mútuas influências que fazem a totalidade do humano. Nessas influências estabelece-se a importância do aprendizado no despertar de variados processos internos de desenvolvimento.
Em virtude dessa unidade, põe-se de lado a concepção dicotômica de desenvolvimento e aprendizagem que sugere a possibilidade de o indivíduo desenvolver-se desvinculado das aprendizagens vivenciadas. Está presente nessa ideia a própria dialética da humanidade.PRESSUPOSTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS:
Para a efetivação de uma pedagogia com enfoque crítico e contextualizado, reconhecedora das diferenças existentes entre os alunos e buscando levá-los à apropriação de conhecimentos essenciais ao exercício da cidadania, se faz necessário traçar princípios básicos que nortearão o seu encaminhamento metodológico.
É preciso ressaltar, que antes de pensarmos em uma metodologia pré-elaborada, faz-se importante ter em mente que a metodologia deve ser, sobretudo, construída na prática pedagógica pelos agentes educacionais.
A escola e o agir pedagógico têm uma função social específica, na medida em que existem para criar as oportunidades básicas a morfogênese do conhecimento. Educar é fazer emergir vivências do processo de conhecimento.
PRINCÍPIOS EDUCATIVOS;
- considerar o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem;
- reconhecer que o conhecimento é construído, progressivamente, por meio da atividade própria do aluno e também das interações sociais, isto é, de aluno para aluno e entre o professor e os alunos;
- superar a fragmentação do saber dividido em disciplinas, enfatizando a interdisciplinaridade dos conhecimentos e a construção integrada de saberes, competências e valores que perpassam, de forma transdisciplinar, o conjunto do saber-fazer escolar.
- tomar as experiências e vivências do cotidiano do aluno como ponto de partida para as novas aprendizagens escolares.
- organizar o trabalho escolar em torno de atividades que proporcionem o prazer de conhecer, o desejo de descobrir e de fazer e que estimulem o aprender a aprender.
- respeitar a diversidade dos alunos, enquanto pessoas e enquanto membros de um determinado grupo étnico-cultural e socioeconômico.
- estimular o desenvolvimento da autonomia do aluno e da sua participação na construção da vida escolar por meio do incentivo ao trabalho em grupo e à aprendizagem cooperativa.
REGIME DE FUNCIONAMENTO
Este Estabelecimento mantém a Educação Básica envolvendo a Educação Infantil e Ensino Fundamental com frequência mista em período integral, autorizada pela Resolução n.º 856/93 de 15/03/93 e publicada em Diário Oficial em 05/04/93.
Na Educação Infantil os alunos serão agrupados conforme a idade, assim organizados;
Infantil IV – alunos com 04 (quatro) anos completos ou a completarem durante o ano letivo;
Infantil V – alunos com 05 (cinco) anos completos ou a completarem durante o ano letivo.
Os anos iniciais com duração de 5(cinco) anos, dividido em dois ciclos com a possibilidade de retenção ao final de cada ciclo:
- I Ciclo da Alfabetização – com três anos de duração;
1) - 1º ano do 1º Ciclo
2) – 2º ano do 1º Ciclo,
3) – 3º ano do 1º Ciclo
b) II Ciclo do Ensino Fundamental de 9 anos - com dois anos de duração.
1) 4º ano – 2º Ciclo
2) 5º ano – 2º Ciclo
ANO LETIVO
O ano letivo, conforme estabelece a LDB 9394/96, é formado por 200 dias e no mínimo 800 horas anuais, pela característica da nossa escola nossa carga horária ultrapassa a carga horária estabelecida pela lei.AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
A avaliação da aprendizagem sempre foi cercada de dúvidas, incertezas e contradições.
Entretanto é claro que a avaliação da aprendizagem cumpre uma finalidade ampla dentro do processo de ensino, uma vez que é orientadora da ação docente em relação aos meios que os alunos necessitam para assimilar o que lhes é ensinado. Será um instrumento dialético do avanço e um instrumento de identificação de novos rumos.
A avaliação da aprendizagem oferece suporte a tomada de decisão quanto a maneira mais adequada de conduzir o processo ensino aprendizagem. Será um instrumento do reconhecimento dos trajetos percorridos e da identificação dos novos caminhos a serem perseguidos.
A ação de avaliar constitui-se em um momento de reflexão sobre a prática, e a ela retornando de modo efetivo e dinâmico para alcançar os objetivos propostos.
Síntese do Sistema de Avaliação:
Será considerado aprovado o aluno que ao final do ano letivo atingir 6,0 ( seis virgula zero) de aproveitamento de conteúdos básicos e freqüência anual igual ou superior a 75% ( setenta e cinco por cento);
Será considerado retido o aluno que ao final do ano letivo tiver freqüência inferior a 75% ( setenta e cinco por cento) e qualquer percentual de aproveitamento dos conteúdos básicos;
Será considerado aprovado ou retido o aluno que obtiver freqüência anual igual ou superior a 75% ( setenta e cinco por cento) e aproveitamento dos conteúdos básicos inferior a 6,0 ( seis vírgula zero), após análise do Conselho de Avaliação.
Informações em breve.
Regimento Escolar
DO CORPO DISCENTE
SEÇÃO I
DOS DIREITOS
Art. 177 - Além daqueles que lhe são outorgados por toda a legislação aplicável, constituirão direitos dos alunos:
- tomar conhecimento no ato da matrícula, através de seus responsáveis legais das disposições do Regimento desta Escola;
- solicitar orientação dos diversos setores da Escola, especialmente dos pedagogos e professores;
- utilizar os serviços e dependências escolares de acordo com as normas vigentes;
- tomar conhecimento através de fichas ou de outras formas de comunicações de seu rendimento escolar e de sua freqüência;
- usufruir do ensino e dos benefícios de caráter educacional, recreativo e social, proporcionado pela escola;
- expor aos órgãos pedagógicos e administrativos da escola as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem;
- tomar ciência do sistema de avaliação adotado pela escola;
- requerer transferência ou cancelamento de matrícula quando maior de idade ou através do pai ou responsável quando menor;
- conhecer as normas disciplinares do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha;
- manter e promover relações cooperativas com professores, colegas e comunidade;
- conhecer e fazer conhecer este regimento;
- fazer uso das instâncias de recurso previstas neste regimento quando se sentir lesado.
SEÇÃO II
DOS DEVERES
Art. 178 - Os deveres dos alunos se consubstanciam em função dos objetivos das atividades educacionais e da preservação dos direitos do conjunto da comunidade escolar.
Art. 179 - Constituirão deveres do aluno além daqueles previstos na legislação e normas de ensino aplicáveis:
- atender às determinações dos diversos setores da escola, nos respectivos âmbitos de competência;
- comparecer assídua e pontualmente às aulas e demais atividades escolares;
- portar-se de forma conveniente tanto nas dependências da escola em suas imediações e em aulas passeio;
- permanecer na escola durante todo o período de atividades e empenhar-se para nele tirar o máximo de aproveitamento;
- portar-se de maneira adequada no momento livre após o horário do almoço, respeitando os profissionais que atuam neste horário bem como seus colegas ;
- zelar pela conservação das instalações, móveis, materiais e equipamentos da escola;
- justificar as suas ausências ou atrasos no cumprimento do horário das atividades escolares;
- estudar, efetuar e apresentar as atividades solicitadas pelos professores nos prazos determinados;
- cooperar na manutenção da ordem, disciplina e higiene da escola;
- providenciar e dispor de todo o material necessário ao desenvolvimento das atividades escolares;
- tratar professores, funcionários e colegas com respeito e com espírito de cooperação e solidariedade;
- entregar aos pais ou responsáveis a correspondência que lhe for dirigida pela escola, devolvendo o comprovante de recebimento devidamente assinado;
- cumprir o estabelecido nas normas disciplinares do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha;
- manter relação de respeito com professores, funcionários, colegas e comunidade;
- cumprir as disposições deste Regimento Escolar no que lhe couber.
SEÇÃO III
DAS PROIBIÇÕES
Art. 180 - É vedado ao aluno:
- retirar-se do Estabelecimento durante as aulas sem a devida autorização da Direção ou seu representante;
- comparecer às atividades escolares acompanhados de pessoas estranhas ao corpo discente sem a prévia autorização da direção;
- trazer para a escola qualquer gênero alimentício;
- trazer para a escola aparelho celular;
- trazer para a escola materiais estranhos aos estudos ou qualquer objeto que ponha em risco a sua integridade física ou moral, bem como dos seus colegas e demais integrantes da comunidade escolar;
- promover nas imediações da escola ou na frente dela atividades que configurem arruaças;
- divulgar por qualquer meio de publicidade assuntos que envolvam direta ou indiretamente o nome da escola, de professores ou funcionários sem autorização da direção;
- rasurar fichas de avaliação, testes, provas, comunicados e/ ou outros documentos escolares;
- falsificar assinatura de pai, mãe ou responsável em documentos ou comunicados;
- causar danos de qualquer tipo ao patrimônio e/ou material da escola;
- agredir colegas dentro ou nas proximidades da escola.
- Agredir professores e funcionários da escola.
SEÇÃO IV
DAS MEDIDAS PEDAGÓGICAS
Art. 181 - Pelo não cumprimento de seus deveres e transgressão das proibições, o aluno estará sujeito à medidas pedagógicas, com o objetivo de reencaminhar o procedimento do mesmo sem caracterizar-se como castigo.
Art. 182 - Considerando o aluno como pessoa em desenvolvimento e procurando não atingir a sua integridade e dignidade, esta Escola, estabelece as seguintes medidas pedagógicas:
- Encaminhamento à equipe pedagógica;
- advertência verbal;
- advertência escrita com notificação e ciência aos pais e responsáveis;
- suspensão temporária das aulas pela equipe técnica pedagógica, devendo o aluno permanecer na Escola, realizando atividades dos conteúdos ministrados em sala de aula, garantindo-se ao mesmo o direito de fazer as avaliações e os trabalhos;
Parágrafo único – As medidas pedagógicas aplicadas ao aluno, como decorrência do não cumprimento do dever, serão registradas em livros ou fichas próprias, com a citação do fato e assinado pela pessoa que apresentou a queixa, pelo responsável pelo aluno, pela equipe pedagógica e pelo Diretor da Escola.
Art. 183 – A equipe técnica pedagógica e o Conselho Escolar mediante análise de alunos com dificuldades de adaptação ao período integral, e com base no diagnóstico de especialista e avaliação pedagógica, poderá determinar a permanência do aluno em período parcial por tempo indeterminado, a ser definido pela equipe pedagógica e Conselho Escolar.
Art. 184 – Para a aplicação das medidas pedagógicas previstas a Escola poderá, a qualquer momento solicitar o apoio da comunidade, através do Conselho Escolar, Conselho Tutelar ou outro organismo competente.
SEÇÃO V
DAS INSTÂNCIAS DE RECURSOS
Art. 185 - O aluno, sentindo-se lesado em seus direitos, poderá recorrer, obedecendo as seguintes instâncias:
- ao Professor;
- a Equipe Pedagógica;
- ao Diretor da Escola;
- ao Diretor Geral do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente;
- ao Conselho escolar;
- ao Conselho Tutelar;
- ao Núcleo Regional de Educação.
CAPÍTULO III
DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS
SEÇÃO I
DOS DIREITOS
Art. 186 – Para assegurar o desenvolvimento harmônico do processo educativo, são reservados aos pais ou responsáveis os direitos de:
- conhecer o Regimento Escolar;
- conhecer o Sistema de Avaliação proposto pela escola, assim como o acompanhamento do processo ensino aprendizagem do aluno;
- participar das atividades comemorativas propostas pela escola;
- solicitar orientação sobre o funcionamento dos diversos setores do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente;
- solicitar a documentação, quando necessária, relacionada a vida escolar do aluno;
- conhecer as Normas Disciplinares do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha;
- conhecer o processo pedagógico bem como participar da definição das propostas educacionais;
- manter diálogo constante com a equipe pedagógica da Escola;
- participar da Associação de Pais e Mestres;
- ser respeitado na condição de pai ou interessado no processo educacional desenvolvido na Escola;
- participar das discussões de implementação da proposta pedagógica da Escola, de acordo com a legislação vigente, por intermédio de seu representante do Conselho Escolar.
SEÇÃO II
DOS DEVERES
Art. 187 – Entendendo que educar é uma tarefa da família e da Escola, cabe aos responsáveis:
- orientar o aluno sobre o cumprimento das Normas Disciplinares do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha;
- tomar conhecimento da freqüência e do rendimento escolar do aluno;
- comparecer às reuniões bem como às entrevistas ou conversas individuais quando solicitado pela equipe pedagógica ou outro setor;
- ser pontual nos horários estabelecidos pela escola, entradas e saídas;
- acompanhar o aluno quando solicitado para atendimento médico e outros que se fizerem necessários;
- levar o aluno para tratamento especializado, quando solicitado ou encaminhado pela escola; assumir com o filho a reparação de danos causados ao patrimônio da Escola;
- respeitar o Ponto de Encontro estabelecido pelo grupo para entrada e saída dos alunos;
- comunicar a equipe técnico pedagógica quando houver necessidade de saídas antecipadas, chegadas atrasadas, ausência às aulas ou outras informações que se fizerem necessárias;
- colaborar com a conservação e manutenção do patrimônio escolar;
- matricular seus filhos na Escola;
- colaborar com a eficácia das ações desenvolvidas no âmbito escolar;
- manter e promover relações cooperativas no ambiente escolar;
- orientar seu filho sob sua responsabilidade quanto aos hábitos de higiene e de cuidado na conservação, tanto nas instalações escolares como do uso do material escolar.
Seções de Apoio
As Seções de Apoio são setores que dão apoio ao funcionamento do órgão em sua totalidade, principalmente das escolas, desenvolvendo suas ações em consonância com os pressupostos filosóficos, epistemológicos e didático-pedagógicos da Proposta Pedagógica e Regimento Interno do CAIC e voltados sempre para a formação/atenção integral da criança e do adolescente, com a devida anuência da Divisão Administrativa, Divisão Pedagógica e de Pesquisa, e Direção Geral.
Seção de Cultura:
A Seção de Cultura tem como objetivo a promoção e apoio de atividades pedagógicas, culturais e artísticas visando a democratização e o acesso da comunidade escolar ao conhecimento organizado e a cultura, tendo a Biblioteca como centro de pesquisa, promoção e difusão cultural.
Seção de Esportes e Lazer:
A Seção de Esportes e Lazer tem como função principal a coordenação das atividades esportivas e recreativas do CAIC, compreendendo as aulas de educação física, atendimento do horário do almoço para os alunos em período integral, oficinas esportivas, torneios e demais atividades que envolvam a comunidade escolar em ações esportivas e/ou recreativas.
Seção de Saúde e Serviço Social:
A Seção de Especialidades Educacionais tem como função principal orientar e assessorar a equipe técnica pedagógica, professores e responsáveis pelos alunos regularmente matriculados na Escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha no encaminhamento a Profissionais Especializados para os alunos que apresentem algum comprometimento no processo de ensino e aprendizagem escolar.
Seções de Serviços
As Seções de Serviços são setores que desenvolvem ações de cunho técnico-administrativo necessárias ao funcionamento do CAIC, em consonância com os pressupostos filosóficos, epistemológicos e didático-pedagógicos da Proposta Pedagógica e Regimento Interno do CAIC, voltados para a formação/atenção integral da criança e do adolescente, com a devida anuência da Divisão Administrativa, Divisão Pedagógica e Direção Geral.
Seção de Alimentação e Nutrição:
Responsável: Wilson Adriano Cheregato
A Seção de Alimentação e Nutrição é responsável pelo preparo e fornecimento das refeições aos alunos, sendo três refeições diárias aos matriculados em período integral, uma refeição diária aos matriculados em período parcial, e para professores e funcionários, lotados no CAIC, o atendimento é prestado nos moldes do Restaurante Universitário da UEPG.
Seção de Patrimônio e Manutenção: