Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica


Com sua implementação pretende-se desencadear um  novo processo de ação-reflexão-ação, ao mesmo tempo global e setorial, buscando a melhoria contínua dos serviços  ofertados pelo CAIC.

É missão desta escola formar o cidadão para o mundo contemporâneo com consciência de suas raízes históricas, e capaz de afirmar a sua identidade, preparando-o para a vida.

Metas a longo prazo:

  • A efetivação do presente projeto, criando as condições necessárias para colocá-lo em ação.
  • O aprimoramento da qualidade do processo educativo fundamentado nos pressupostos filosóficos, epistemológicos e didático-pedagógicos  deste projeto.
  • A viabilização de experiências democráticas, tanto nas ações administrativas quanto pedagógicas, possibilitando a longo prazo  a construção de uma gestão participativa e democrática.
  • O reforço da autonomia construída, através de maior delegação de competências e responsabilidades aos  setores/ sujeitos da escola.
  • A maior participação na vida da escola por parte dos sujeitos nela envolvidos, especialmente, pais, alunos, professores,  funcionários e outros membros da comunidade local.

Metas a médio prazo:

  • A prioridade das funções pedagógicas e científicas sobre as funções administrativas, e consequentemente prevalência da gestão pedagógica sobre a administrativa.
  • A dinamização do trabalho dos gestores das Divisões, das Escolas e Seções, que deverá ser desenvolvida de forma articulada e compartilhada.
  • A maior conscientização das normas da CAIC, constantes no regimento interno  para toda comunidade escolar.
  • A valorização profissional e social dos professores e funcionários, elementos chave nesse processo de  mudança e inovação.
  • A criação de condições necessárias ao favorecimento do sucesso educativo e escolar dos alunos, melhorando os meios de ação social escolar e os recursos de apoio didático-pedagógico.
  • O progressivo redimensionamento do CAIC, com maior racionalização na utilização dos recursos financeiros, das instalações e respectivos equipamentos.
  • A maior dinamização da escola como espaço privilegiado de saber, da cultura e da convivência humana, por onde deve  passar necessariamente a inovação e a modernização da sociedade.
  • A criação de um laboratório de informática educacional, para ser utilizado por professores e alunos em atividades pedagógicas.
  • A aquisição de instrumentos musicais para a ampliação da fanfarra da escola.
  • A melhoria dos ambientes escolares através de serviços de manutenção e reformas, e melhor adequação dos  serviços de limpeza das diversas áreas da escola.

A formação de professores e funcionários comprometidas com a filosofia de trabalho adotada.

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