Proposta Pedagógica
Com sua implementação pretende-se desencadear um novo processo de ação-reflexão-ação, ao mesmo tempo global e setorial, buscando a melhoria contínua dos serviços ofertados pelo CAIC.
É missão desta escola formar o cidadão para o mundo contemporâneo com consciência de suas raízes históricas, e capaz de afirmar a sua identidade, preparando-o para a vida.
Metas a longo prazo:
- A efetivação do presente projeto, criando as condições necessárias para colocá-lo em ação.
- O aprimoramento da qualidade do processo educativo fundamentado nos pressupostos filosóficos, epistemológicos e didático-pedagógicos deste projeto.
- A viabilização de experiências democráticas, tanto nas ações administrativas quanto pedagógicas, possibilitando a longo prazo a construção de uma gestão participativa e democrática.
- O reforço da autonomia construída, através de maior delegação de competências e responsabilidades aos setores/ sujeitos da escola.
- A maior participação na vida da escola por parte dos sujeitos nela envolvidos, especialmente, pais, alunos, professores, funcionários e outros membros da comunidade local.
Metas a médio prazo:
- A prioridade das funções pedagógicas e científicas sobre as funções administrativas, e consequentemente prevalência da gestão pedagógica sobre a administrativa.
- A dinamização do trabalho dos gestores das Divisões, das Escolas e Seções, que deverá ser desenvolvida de forma articulada e compartilhada.
- A maior conscientização das normas da CAIC, constantes no regimento interno para toda comunidade escolar.
- A valorização profissional e social dos professores e funcionários, elementos chave nesse processo de mudança e inovação.
- A criação de condições necessárias ao favorecimento do sucesso educativo e escolar dos alunos, melhorando os meios de ação social escolar e os recursos de apoio didático-pedagógico.
- O progressivo redimensionamento do CAIC, com maior racionalização na utilização dos recursos financeiros, das instalações e respectivos equipamentos.
- A maior dinamização da escola como espaço privilegiado de saber, da cultura e da convivência humana, por onde deve passar necessariamente a inovação e a modernização da sociedade.
- A criação de um laboratório de informática educacional, para ser utilizado por professores e alunos em atividades pedagógicas.
- A aquisição de instrumentos musicais para a ampliação da fanfarra da escola.
- A melhoria dos ambientes escolares através de serviços de manutenção e reformas, e melhor adequação dos serviços de limpeza das diversas áreas da escola.
A formação de professores e funcionários comprometidas com a filosofia de trabalho adotada.