O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada é um mestrado interdisciplinar, aprovado pela Capes em 2010, voltado para o estudo e desenvolvimento de tecnologia computacional aplicada à Agricultura. Sendo um mestrado interdisciplinar, enquadrado na área de Engenharia, Gestão e Tecnologia da Capes, tem um corpo docente envolvendo renomados professores doutores das áreas da Computação e da Agricultura. O curso conta com laboratórios multidisciplinares e infraestrutura planejada para proporcionar aos alunos condições de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de seus trabalhos com alto nível de qualidade. Considerando que o desenvolvimento do setor agrícola é de extrema importância para o Brasil e requer constantes inovações tecnológicas, esse mestrado vem atender a uma forte demanda regional e nacional por formação de profissionais aptos a atuarem no segmento da computação aplicada à agricultura.O Programa apresenta duas linhas de pesquisa: (i) Modelagem Computacional Aplicada; e (ii) Computação, Automação e Gestão de Dados em Agricultura. O PPG em Computação Aplicada visa formar profissionais para desenvolver e aplicar soluções computacionais que contribuam para o setor agrícola, capacitar profissionais para atuar no ensino e pesquisa na área de computação aplicada à agricultura de forma que esse profissional contribua para a disseminação do conhecimento e geração de novas tecnologias e soluções computacionais voltadas para a área agrícola. O concluinte do mestrado receberá o título de Mestre em Computação Aplicada.
O PPG em Computação Aplicada oferece bolsas de estudo fornecidas pela Capes e Fundação Araucária, cujo valor atualmente é de R$ 2.100,00. A vigência da bolsa é de 24 meses. O critério para alocação das bolsas é por meio de edital sendo que os candidatos a bolsa são classificados com base inicialmente no histórico escolar e depois considerando também seu desempenho no mestrado. As bolsas são distribuídas por ordem de classificação dos alunos.
O processo de seleção é destinado a todos que possuem um diploma de graduação em Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Agronomia ou áreas afins, obtido em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Essa abordagem visa atrair candidatos com diferentes formações acadêmicas e experiências, enriquecendo assim o ambiente de aprendizagem com uma diversidade de perspectivas e habilidades.
Para uma variedade de formações, o programa busca promover a interdisciplinaridade e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, preparando assim os alunos para enfrentarem os desafios complexos do desenvolvimento tecnológico aplicado à agricultura. Essa diversidade de perfis contribui para um ambiente de aprendizado enriquecedor, onde os estudantes são incentivados a explorar novas abordagens e a colaborar em projetos multidisciplinares.