5º Encontro Paranaense de Agricultura Sustentável Começa Hoje (25/08) !!

5º Encontro Paranaense de Agricultura Sustentável Começa Hoje (25/08) !!

PONTA GROSSA (PR), 25 de agosto de 2025 – Começou nesta segunda-feira (25) o 5º Encontro Paranaense de Agricultura Sustentável, reunindo especialistas, pesquisadores, produtores e estudantes em Ponta Grossa (PR) para debater os principais avanços e desafios da agricultura sustentável no estado. O evento segue até terça-feira (26) com uma programação de palestras, painéis e visitas técnicas.

A cerimônia de abertura foi seguida por uma palestra do Engenheiro Agrônomo Dr. Jonatas Thiago Piva (UTFPR-FB), que abordou a mitigação da emissão de gases de efeito estufa em sistemas conservacionistas. Na sequência, o Engenheiro Agrônomo MsC. Rafael Romo (Sementes Tormenta) destacou a importância das plantas de cobertura e serviços ecossistêmicos na agricultura regenerativa.

Na parte da tarde, o painel sobre bioinsumos nas principais culturas de grãos em sistema de plantio direto atraiu a atenção dos participantes. Especialistas como o Dr. Maurício Conrado Meyer (Embrapa Soja) e o Zoólogo PhD. Daniel Ricardo Sosa-Gomez falarão sobre o uso de bioinsumos no controle de doenças e pragas. O painel será encerrado com uma mesa-redonda mediada pelo Engenheiro Agrônomo PhD. Adriel Ferreira da Fonseca (UEPG).

O segundo dia do evento (26/08) será marcado por visitas técnicas com o painel “Conservar e Integrar: Solos, Água e Inovação para uma Agricultura Sustentável”. Serão abordados temas como microbiologia do solo, conservação de água em plantio direto, e práticas de controle da erosão em bacias hidrográficas.

O encontro é promovido por instituições como UEPG, AEACG, FAEP, Nutrientes para a Vida e Embrapa, com apoio do CREA-PR, entre outros parceiros. O evento conta ainda com o patrocínio ouro do CONFEA e Mútua, e patrocínio prata da Sementes Tormenta.

Com o lema de fomentar o conhecimento técnico e a sustentabilidade no campo, o 5º Encontro Paranaense de Agricultura Sustentável reafirma a importância de integrar ciência, inovação e práticas ecológicas na produção agrícola.

Skip to content