Missão

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) tem como missão formar profissionais qualificados para desenvolver e aplicar soluções computacionais inovadoras que contribuam para o avanço tecnológico do setor agrícola. O PPGCA visa capacitar profissionais para atuar no ensino e pesquisa na área de computação aplicada à agricultura, promovendo a disseminação do conhecimento e a geração de novas tecnologias que atendam às necessidades regionais e nacionais. O programa busca ainda fortalecer a colaboração entre universidades, empresas e instituições de pesquisa, incentivando projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e tecnológico da agricultura brasileira.

Ademais, o PPGCA dedica-se a criar um ambiente acadêmico que estimule a criatividade, a interdisciplinaridade e o espírito crítico dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios complexos e dinâmicos do setor agrícola. O programa também se compromete a realizar atividades de extensão que beneficiem as comunidades locais, promovendo a transferência de tecnologia e conhecimento para os produtores rurais e demais stakeholders do agronegócio.

Além disso, o PPGCA enfatiza a importância da internacionalização, buscando parcerias com instituições estrangeiras para intercâmbio de alunos e pesquisadores, participação em projetos colaborativos e compartilhamento de boas práticas e inovações. Visando ampliar a perspectiva dos alunos e pesquisadores, oferecendo-lhes uma formação mais completa e alinhada com as tendências e demandas globais da agricultura e da tecnologia.

Por fim, o programa valoriza a contínua atualização curricular e metodológica, incorporando as mais recentes descobertas científicas e avanços tecnológicos no campo da computação aplicada à agricultura. Dessa forma, o PPGCA assegura que seus egressos estejam na vanguarda do conhecimento e preparados para contribuir efetivamente para a modernização e competitividade do setor agrícola brasileiro e internacional.