20° Conferência de Cultura encerra com eleição de novos conselheiros

O Centro de Música recebeu, de 3 a 5 de abril, a 20° Conferência Municipal de Cultura, que colocou em pauta as políticas culturais da cidade. Na última sexta-feira (05) foi realizado o último encontro com a escolha de homenageados para os Prêmios Culturais, que possui oito categorias, e a eleição de novos conselheiros para ocupar as vagas de sete segmentos do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Através do site da Prefeitura foram realizadas as indicações para os Prêmios, que deveriam conter justificativa sobre a trajetória e atuação de pessoas ou grupos ligados ao cenário cultural da cidade. No dia da conferência também houve a possibilidade de indicar outros nomes. Por meio de votação dos presentes na reunião ocorreu a escolha dos ganhadores. Aparecida de Jesus Ferreira, autora de “As Bonecas Negras de Lara”, Payha Gruber, Maria José Dozza, Patricia Camera, Zek Ramos, Liga das Organizações Carnavalescas de Ponta Grossa e Hélcio Kovaleski foram os homenageados da noite. Além do Prêmio Especial In Memoriam dedicado a Nelson Santos, Walter Branco e Gabriel de Paula Machado.

Neste último dia também ocorreu a votação dos conselheiros dos sete segmentos para a nova gestão: teatro, música, cine-foto-vídeo, literatura, artes visuais, artes populares e circo e dança. Para concorrer era preciso ter participado dos três dias de evento, não estar a duas gestões (4 anos) na função e não ter perdido o cargo por falta. Os ocupantes do posto são responsáveis por auxiliar as decisões, debater as políticas culturais e os editais de suas áreas específicas. A cadeira de circo e dança foi a única sem representante.

Após o encerramento da Conferência foi divulgado um evento a ser realizado no dia 22 de maio, às 20h, no Cine Teatro Ópera, para cerimônia de entrega dos prêmios culturais e posse dos novos representantes do CMPC.

Confira os conselheiros eleitos para o período 2019-2021:

João Guilherme Castro – Artes Populares
Lenita Stark – Artes-Visuais