25ª München Fest inicia com tradicional desfile de blocos

A festa nacional do chope escuro, München Fest, completa 25 anos ininterruptos neste ano. O evento típico da cidade, que acontece entre os dias 28 de novembro a 7 de dezembro, no Centro de Evento da cidade, faz uma referência a elementos da cultura alemã, presentes em Ponta Grossa há tantos anos. Segundo a assessoria da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, a partir desta edição, o evento sofre algumas alterações na organização e está sendo preparado por uma empresa terceirizada.

Para o presidente da Fundação de Turismo (Fumtu), Eldo Bortolini, a München Fest traz inúmeros benefícios à cidade. Bortolini vê no evento uma oportunidade de auxílio ao turismo local e, consequentemente, uma divulgação da cidade. Além disso, o presidente ressalta a grande movimentação no comércio proporcionada pela festa.

A estudante Maria Pia Rossler visitou a festa pela primeira vez em 2013 e afirma ter se decepcionado. “Mesmo com grandes atrações e público, achei um pouco desorganizado. Em lugares mais afastados do palco havia problemas para ouvir o que estava sendo apresentado”, declara Maria. No entanto, admite que pretende comparecer em alguns dias da München e espera atrações melhores que na edição anterior.

Frequentador há mais tempo, Lucas Rosa, de 21 anos, comparece todos os anos ao evento. “Acho a festa muito divertida e com ótimos atrativos. Além disso, o contato com culturas diferentes da nossa é sempre muito bom”, afirma. Lucas ainda ressalta suas expectativas para este ano. “Como foi divulgado que terão muitas atrações diferenciadas nesta edição, espero que a München consiga atrair um grande público”.

A organização do evento divulgou no dia 21 de novembro uma novidade que agradou o público da edição anterior. A 25ª München Fest contará com um palco à parte, onde estarão presentes algumas atrações locais – ainda não confirmadas. Além de shows de Thaeme e Thiago, Ivete Sangalo, Banda Malta, Bruno e Marrone, Lucas Lucco e Fernado e Sorocaba, a festa conta com a presença de DJ’s e as típicas músicas alemãs apresentadas no pavilhão interno do Centro de Eventos.

Os ingressos para a festa já estão à venda em pontos comerciais de Ponta Grossa e região, e também podem ser adquiridos pela internet. O valor é de 27 reais a inteira e 13 reais a meia entrada.

*Material veiculado no Foca Livre, jornal laboratório do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Programação:

Sexta-Feira (28/11)

19h – Desfile de blocos – Av. Vicente Machado

23h30 – Thaeme e Thiago

Sábado (29/11)

23h30 – Ivete Sangalo

Domingo (30/11)

18h – Peça Infantil – Frozen: Uma Aventura Congelante (entrada gratuita)

Segunda-feira (01/12)

14h – Programação especial para portadores de necessidades especiais (entrada gratuita)

Terça-Feira (02/12)