41ª Festa do Pêssego é realizada em Irati

A tradicional Festa do Pêssego de Irati aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, no Parque Aquático e de Exposições de Irati. O evento, que está na sua 41ª edição, contou não só com a comercialização de pêssego como também de ameixa e morango, e teve uma diversidade de atrações. Entre elas shows musicais, exposição de animais, mostra de artesanato, feira de sabores, feira de negócios, venda do borrego no rolete, praça de alimentação e a presença da rainha e princesas da festa.

As atrações

Os shows musicais deste ano atraíram grande número de pessoas ao evento. No primeiro dia aconteceu o show da banda RadioRadar e no segundo da dupla Edson e Hudson. No domingo, Gilberto e Gilmar e Loubet finalizaram as atividades do evento. No último dia, os artistas foram trazidos pela programação “Minha Cidade é Massa” que veio por meio de uma parceria da organização da Festa com a Rede Massa de Televisão. A entrada para os shows foi gratuita.

41ª Festa do Pêssego de Irati foi uma das maiores dos últimos anos. | Foto: Ana Moraes

O concurso de rainha e princesas da Festa do Pêssego de 2019 aconteceu dias antes do evento. Na noite do dia 25, por meio do Baile da Escolha da Rainha e Princesas, foram selecionada três candidatas de 13 inscritas. Sendo elas, rainha: Karen Laisi Ribas, primeira princesa  Erica Aparecida Valenga e segunda princesa: Marcella Kuzma Fleischer. Elas foram premiadas respectivamente com R$1.500,00, R$1000,00 e R$500,00.

O comércio na Festa

Segundo Samanta Regina dos Santos Ferreira, diretora de departamento de eventos e coordenadora da festa, o evento contou com 12 quiosques de produtores de pêssego e ameixa e um quiosque de venda de morango. Entre as áreas interna e externa do evento, havia diversidade de expositores, num total de 36. Os produtos expostos foram maquinários agrícolas, utensílios domésticos, roupas, colchões, artigos de decoração, entre outros. Cooperativas também compunham o espaço interno de exposição.

Dulce Gonçalves Batista é dona de uma loja de roupas de festa em Irati e  participa da Festa do Pêssego há mais de 25 anos como vendedora de roupas e artigos para presentes. Há 10 anos, Dulce acrescentou a seus produtos vendidos na festa a linha de presentes de artigos esotéricos e de magia, em que vende incensos, mandalas, itens indianos e religiosos. Para Dulce, a Festa tem uma grande importância na divulgação das pequenas empresas que participam do evento.

Augusto Szeaiczuk Primo é agricultor e estava vendendo pêssego na festa. O vendedor participa há 26 anos do evento. Szeaiczuk afirma que as vendas no primeiro dia não foram tão boas, mas que nos outros dias aumentaram. O fato de movimentar o turismo e o comércio são pontos positivos da festa para o agricultor.

Raimundo Gnatkowski, secretário da Agricultura em Irati, acredita que a Festa do Pêssego ao longo dos anos se tornou um dos eventos mais importantes da cidade. O secretário relata que a festa tem um cunho de agregação de valores para os expositores. “A safra do pêssego, da ameixa e do morango vem ao final do ano e entra como um décimo terceiro para o agricultor”, explica. Gnatkowski acrescenta que a parte comercial entre a feira de sabores, feira de negócios, exposição de máquinas e outros comércios que se somam a festa atrai um maior público e auxilia nas finanças dos vendedores presentes para o final de ano.

O evento contou com 12 quiosques de venda de pêssego. | Foto: Ana Moraes

Alberto Schereda, vereador na câmara municipal de Irati, conta que não existe custo de espaço para expositores e vendedores durante a festa. Para Schereda, a festa é um marco na cidade e se tornou uma tradição. “A festa fomenta o comércio na cidade, o turismo, porque vem muita gente de outras cidade prestigiar e também beneficia os fruticultores”, analisa.

O público estimado nos três dias do evento foi de cerca de 40 mil pessoas, e entre sábado e domingo aconteceu a maior circulação de público. Esta edição da Festa do Pêssego foi uma das mais movimentadas dos últimos tempos em Irati, chegando a vender 20 toneladas de frutos. O evento foi organizado pela Provopar de Irati, com apoio da Prefeitura Municipal de Irati, Asfrutir, SEAB e Emater.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário