45º FENATA apresenta espetáculos com temas sociais

Na noite de ontem (16), o espetáculo “Buraco da Lacraia Opera House”, do grupo Rio de Janeiro, encerrou as apresentações da 45ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata) no Cine Teatro Ópera. A peça, inspirada nas casas de ópera, reúne um repertório musical variado marcado por humor e crítica social a temas da atualidade. Além da encenação, a última noite do Festival foi marcada pela cerimônia de premiação nas sete categorias.
O Fenata teve início no dia 6 de novembro, com as apresentações da Mostra Especial, que ocorreu em espaços alternativos de Ponta Grossa e região. As apresentações começaram oficialmente no Cine-Teatro Pax-UEPG, no dia 8 de novembro, com a peça “A Moratória”, texto clássico da dramaturgia brasileira que deu origem ao festival em 1973.
Neste ano, o festival trouxe uma abordagem inédita voltada à diversidade, com assuntos que envolveram gênero, violência contra a mulher e preconceito racial. O coordenador do Festival e diretor de Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Wilton Paz, explica a escolha das peças e dos jurados: “Desde o início da escolha dos curadores e jurados, nós tínhamos um objetivo para o festival que era tratar todas as temáticas que estão sendo censuradas no país. A Reitoria me deu liberdade para decidir quem seriam os jurados e as peças que seriam selecionadas. Felizmente, 80% dos espetáculos escritos tratavam de temáticas como gênero, raça e agressão contra a mulher”.
O assessor do Festival, Yago Massuqueto, ao destacar o tempo de existência do Fenata, destaca que desde o início ele vem fomentando a cena cultural da cidade. “Hoje ele tem salientado ainda mais esse propósito, não só na cidade e nos Campos Gerais, pois tem sido cada vez mais reconhecido nacionalmente”.
No ano passado, foram selecionadas 27 peças, desconsiderando as peças suplentes da mostra competitiva. Já neste ano, foram apresentados ao todo 36 espetáculos, incluindo os da mostra especial, o que demonstra que o número de apresentações diminuiu.
Em contrapartida, segundo Yago, o público do festival aumentou: “Estima-se que o alcance de público tenha aumentado neste ano, até mesmo pelo deslocamento dos grupos com a mostra especial que contabilizou quase 26 mil espectadores”.
A estudante e espectadora, Maria Rodrigues, observa o crescimento do Festival a cada ano. “Nunca estive sentada dentro de um teatro com a vontade de levantar pra dançar e cantar (risos). Já vim em edições anteriores e sempre gostei”, diz.
Confira os espetáculos premiados nas diferentes categorias do 45º Fenata:

Melhor Espetáculo de Teatro de Rua: Safari Urbano Cia de La Curva
Melhor Espetáculo Telmo Faria: Terrível Incrível Aventura – Um Musical Fabulesco Marítimo – Companhia de BifeSeco
Melhor Espetáculo Teatro Campos Gerais: Ai! Sumiram os Brinquedos – Dia de Arte
Prêmio Incentivo Local à Cultura: CECI
Prêmio Monólogo de Várias Vozes: Uma Mulher Impossível – Ateliê Voador Companhia de Teatro
Maior público, mostra especial: 25948 pessoas
As Peripécias da Ama e Baltazar – Cia Sonora, 4265 pessoas.
Rádio Comida Show Gastronômico Interativo – Rádio Comida, 4230 pessoas.

Mostra Competitiva

Categoria Infantil – Bonecos e Animação

Era Uma Vez – Contos, Lendas e Cantigas Rococó P.Art. e Culturais
Melhor Figurino