49ª edição do Fenata traz a arte de volta aos palcos

Na noite de segunda-feira (08), o palco do Cine-Teatro Ópera recebeu a peça teatral “Porco Cane: Uma Visita!”, marcando a abertura da 49ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata). Neste ano, o evento leva a arte de volta aos palcos em um formato híbrido, seguindo as medidas de segurança contra a Covid-19. Esta edição apresenta duas mostras: principal e paralela. A Principal conta com quatro espetáculos encenados no Cine-Teatro Ópera, que são transmitidos no dia seguinte de forma online. A Paralela também traz quatro espetáculos, mas de forma totalmente online, pelo canal da UEPG no YouTube.

O primeiro dia do Fenata teve início às 20h, após o público tomar seus lugares com o devido distanciamento social. Para a solenidade de abertura, autoridades subiram ao palco e comentaram sobre a volta do Fenata em 2021. A diretora de Assuntos Culturais da Proex e coordenadora geral do evento, professora Sandra Borsoi, relatou sua alegria ao ver o Fenata deste ano se aproximando de seu formato original. Ela também exaltou o incentivo aos artistas locais. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor Miguel Sanches Neto, relembrou o prejuízo na arte como consequência do isolamento social, medida de proteção contra a pandemia da Covid-19, e disse que o Fenata representa um momento de resistência da arte local.

Segurança

Para poder assistir às peças de maneira presencial no Cine-Teatro Ópera, o público deve apresentar um comprovante das duas doses de vacinação contra Covid-19 ou comprovação da primeira dose com um teste negativo para Covid-19. No teatro, a equipe confere as carteiras de vacinação e oferece álcool gel em diversos pontos. Apenas 50% da capacidade máxima do teatro pode ser utilizada, e o público deve usar máscaras durante todo o espetáculo. A organização do evento, equipe técnica e integrantes dos grupos teatrais foram testados para Covid-19 antes do Fenata.

A peça

As cortinas se abriram para apresentar um cenário criativo e colorido. A peça “Porco Cane: Uma Visita!” foi a primeira da mostra principal desta edição do Fenata. Da cidade de Sertãozinho – SP, a Rabugentos Cia. Teatral levou ao palco do Ópera a história de uma equipe de circo que, na segunda parte de seu espetáculo, encena uma peça teatral escolhida pelo público. Os personagens trocam de figurinos e iniciam a história. Maria Pia está prestes a receber a visita de seu primo rico da Itália, Andrea, e sua intenção é casá-lo com sua filha Constanza. Um ladrão entra na casa para roubar alguns itens, mas ouve a história e aproveita para fingir ser o primo rico. Quando o verdadeiro e o falso Andrea se encontram, a história toma um rumo inesperado. Com um humor leve, os atores conduziram a peça tirando risadas do público a partir de momentos cômicos.

“Pela primeira vez hoje, 8 de novembro de 2021, nós estamos de volta ao palco com plateia. É incrível isso acontecer aqui em Ponta Grossa, uma cidade tão querida que nos acolhe com muito carinho”, comenta o ator e assistente de direção, Gilberto Bellini. A companhia teatral começou a preparar o espetáculo pouco antes do início da pandemia e até então só tinha feito apresentações online. A edição de 2021 do Fenata foi a oportunidade de a equipe voltar a fazer apresentações acompanhadas das risadas e palmas da plateia. “É mágico, a emoção é muito grande. Falo por mim e por todos os meus colegas que estamos num momento de êxtase com nossa estreia”, finaliza o intérprete da personagem Constanza.

Serviço

A 49ª edição do Fenata continua até o dia 13/11, com atividades presenciais e on-line. Confira a programação completa do evento:

10/11 (quarta-feira)
19h30 – Online Youtube: O Compositor (Mostra Paralela – 50 min)
20h – Presencial: Fada Maria (Mostra Principal – 45 min)
20h30 – Online Youtube: A Borboleta da Colina (Mostra Principal – 45 min)

11/11 (quinta-feira)
19h30 – Online Youtube: Arara, Gralha e Pinhão (Mostra Paralela – 34 min)
20h – Presencial: O Beijo no Asfalto (Mostra Principal – 65 min)
20h30 – Online Youtube: Fada Maria (Mostra Principal – 45 min)

12/11 (sexta-feira)
19h30 – Online Youtube: Lune (Mostra Paralela – 40min)