Exposição fotográfica comemora 40 anos do Fenata

Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa completou 40 anos em 2012 e as comemorações recebem, a partir de hoje, um novo registro. Uma exposição fotográfica na Biblioteca Municipal exibe imagens da cobertura jornalística da 40ª edição do festival, realizada por estudantes do projeto de extensão Lente Quente, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

As 28 fotos de Lente Quente no 40º Fenata retratam espetáculos do último festival, que aconteceu de 6 a 14 de novembro de 2012, e são acompanhadas de reportagens especiais produzidas pelo jornal-laboratório Foca Livre sobre a trajetória do Fenata.

“O Lente Quente possui um acervo próximo das mil imagens publicadas sobre manifestações culturais de Ponta Grossa e região. E as edições do Fenata recebem atenção especial nessa documentação, pela relevância e presença na cultura nacional”, explica o professor Rafael Schoenherr, coordenador do projeto.

A dinâmica de cobertura fotojornalística diária do festival também funciona como laboratório ao projeto. “Fotografar o Fenata obriga a lidar com luz, ritmo, gestos, cenários e aprender um pouco de linguagem do teatro, tendo que aí reconhecer o que é notícia”, relata a estudante Camila Gasparini, do terceiro ano de Jornalismo da UEPG.

A exposição fica disponível ao público na galeria da Biblioteca Pública Municipal (nova sede, nas Olarias), das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, até o dia 19 de março. Aos sábados, o horário é das 8h às 13h. O espaço não abre aos domingos.

Outras fotos do Lente Quente podem ser acessadas no site do projeto.

Reportagem de Equipe Lente Quente

Nenhum comentário