Na tela do Tela Alternativa

Tela Alternativa retoma suas atividades e exibe esta terça-feira (12) sua primeira amostra do ano. O filme em exibição será  In the bedroom: entre quatro paredes (2001). Com cinco indicações no Oscar de 2002 e vencedor na categoria de Melhor Atriz à Sissy Spacek, o longa metragem se passa em Maine, Nova Inglaterra. Conta a história de Frank Fowler (Nick Stahl) um amável jovem que se formou recentemente na escola secundária e está passando o verão trabalhando como pescador de lagosta, antes de ir para a faculdade no outono. Ele está envolvido com Natalie Strout (Marisa Tomei), uma mulher atraente que é dez anos mais velha e está separada do seu marido, Richard Strout (William Mapother). Entretanto, o divórcio não foi ainda formalmente concluído. Os pais de Frank, Matt Fowler (Tom Wilkinson), um médico, e Ruth Fowler (Sissy Spacek), uma professora de música que comanda um coral, desejam o melhor para o único filho deles e veem com certa apreensão Frank viver um romance que não poderá continuar em alguns meses. Mas Matt confia em Frank e o deixa tomar suas decisões, já Ruth demonstra de forma discreta, mas firme, as suas objeções. Paralelamente Richard ainda espera ter Natalie de volta e não aceita de forma nenhuma ela estar envolvida com Frank, sendo que logo algo trágico irá acontecer, que afetará os Fowler para sempre.

Após a exibição do filme, ocorrerá um debate com os participantes em torno do tema ‘Encontros e desencontros nas relações familiares’, sob a coordenação do professor  de Letras Antonio João Teixeira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. As sessões do projeto acontecem todas as terças, às 19h30, na sala B do Cine-Teatro Ópera.

Curiosidades

Foram feitas quinze tomadas da cena em que Sissy Spacek bate em Marisa Tomei, e a utilizada na versão final do filme foi a primeira. O filme é baseado no conto Killings, de Andre Dubus, um escritor estadunidense que morreu em 1999 e a quem o filme é dedicado. O conto está contido numa coletânea ainda não publicada no Brasil e que agora leva o título In the bedroom, como o original do filme. A casa onde mora a personagem de Sissy Spacek foi decorada por ela mesma.

Reportagem de Mariana Okita

Nenhum comentário