Crítico do Fenata traz experiências a alunos de Jornalismo da UEPG

A crítica também fez parte do 40º Fenata. Kil Abreu, um dos convidados do evento para produzir as críticas, ministrou uma palestra aos estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O crítico trouxe suas experiências e, na forma de conversa, tratou, principalmente, da cobertura do Fenata. Durante o Festival, alunos do primeiro ao quarto ano do Curso também produzem críticas e coberturas na forma de texto, foto e vídeo.

Abreu enfatiza que o crítico também se autoavalia na produção dos textos, e tem de extrair significados daquilo que observa, para criticar. “Tem que saber lidar com aquilo que não é do seu gosto”, aponta. O crítico diz que no ofício, deve-se aproveitar a parcialidade da crítica.

Ozires Vieira, aluno do primeiro ano do Curso, acompanhou a palestra e afirma que a fala do crítico foi muito importante para quem está começando a elaborar críticas, principalmente, quando se trata de um produto cultural. “Ele tratou muito bem do quanto a subjetividade faz parte da crítica e passou vários pontos importantes da produção”, completa.

Os alunos de segundo ano de Jornalismo produzem críticas diárias sobre o Fenatal, e os textos ficam disponíveis no site Crítica de Ponta e também impressos no hall de entrada do Cine-Teatro Ópera no Crítica de Ponta no Mural.

A aluna do segundo ano, Angélica Szeremeta, fala que a palestra contribui para entendimento da visão e percepções do Fenata por alguém de outra localidade, no caso, o crítico. “Deu pra ter uma ideia do cenário da crítica no Brasil, e agregou conhecimentos a respeito do fazer crítico, já trabalhado na disciplina de Crítica de Mídia”, ressalta. Estudantes do primeiro e quarto ano também produzem materiais sobre o evento para os projetos Cultura Plural e Lente Quente.

Kil Abreu atua na curadoria de festivais de artes cênicas por todo Brasil e já colaborou como crítico na revista Bravo!, e  no jornal Folha de S.Paulo. As críticas produzidas por Abreu para o Fenata encontram-se no site do evento e no portal da instituição.

Reportagem de

Nenhum comentário