Jornalismo lança coletânea de críticas gastronômicas em PG

Bares, restaurantes, casa de lanches (rápidos ou não), drinks e gelados de Ponta Grossa a partir de uma análise crítica. Esta é a proposta da coletânea de textos, editada pelos estudantes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), produzidos a seção Pratos & Drinks do projeto laboratorial Crítica de Ponta durante o ano de 2012. “Não se trata de um roteiro, mas de uma panorâmica que analisa produtos e alimentos comercializados em diversos espaços da Cidade”, explica Sérgio Gadini, coordenador do projeto neste ano.

“É um trabalho que motiva olhar a pluralidade de opções alimentares, pois a Cidade possui pratos de diversas regiões do País”, diz Guilherme Artoff, da equipe editorial. “O Guia é uma forma de levar as críticas para além do blog, facilitando a divulgação e a visibilidade da produção laboratorial”, diz Angélica Szeremeta.

Gastronomia de Ponta, em uma primeira versão impressa e experimental, procura avaliar também a qualidade dos serviços oferecidos pelos respectivos estabelecimentos. “Fazer crítica gastronômica é um desafio, pois exige um aprendizado e o exercício cuidadoso dos autores”, explica o professor da disciplina. “A proposta desafiou os estudantes a olhar a gastronomia de um outro modo, além da alimentação, aprendendo a reconhecer o que a Cidade oferece de bom e diferente na área”, explica Camila Gasparini.

Lançado em 2009, o Crítica de Ponta ganhou uma versão televisiva a partir de março de 2011, programa exibido no canal 96 da Net cabo PG, TV Comunitária de Ponta Grossa. E, a partir de 2012, o projeto passou a contar com a seção Pratos & Drinks, que toda semana faz uma análise de um produto ou serviço gastronômico da Cidade.

O lançamento da coletânea Gastronomia de Ponta ocorreu na última terça, 4, no Salem Bar, ao lado do Campus Central da UEPG.

Reportagem de Equipe Crítica de Ponta

Nenhum comentário