Um exemplo de musicalização nas escolas

Com aproximadamente 600 alunos, a Escola Professora Alda dos Santos Rebonato, localizada no Núcleo Rio Verde, possui aulas de musicalização infantil com oito turmas no período da manhã, sob a responsabilidade da professora Giovana Justus, e nove no turno da tarde, que conta com a coordenação da professora Giselle Cristine Puchta Carraro Fürstenberger. “Nunca imaginei que trabalhar com música fosse tão gratificante, já que julgava completamente analfabeta nessa área da educação. Com todo prazer que essa atividade vem promovendo tanto para mim, quanto para os alunos, pude perceber que minha profissão passou, agora, a ser realizada de maneira ainda mais prazerosa”, comenta a professora Giselle.

Com aulas semanais, com duração de no máximo duas horas aula, são oferecidas para as crianças atividades de aquecimento vocal, expressão corporal, socialização, percussão, leitura musical – com foco na audição ativa, relaxamento, além do ensinamento de algumas músicas.

Para a diretora da instituição, Andreia Cristina de Souza Chociai, as aulas de musicalização apenas trouxeram benefícios para a escola e alunos. “ Nós conseguimos e muito melhorar a atenção dos alunos, o comportamento. Graças a essas aulas fica mais fácil trabalhar com os alunos”. A diretora conta ainda que alguns alunos já estão pensando em buscar conhecimento musical junto ao Conservatório Maestro Paulino. “Muitas mães vem até nós e pedem mais informações sobre o Conservatório, pois as crianças comentam que tem interesse em continuar com as vivências musicais”.

O que as crianças acham do projeto?

A pequena Lorenza de Meira de cinco anos, conta que fica esperando o dia que tem o projeto. “É muito legal aprender as músicas e sobre os instrumentos. Eu fico esperando para ter aula”. Para Antony Panaggio de sete anos, a experiência com as aulas de musicalização traz benefícios para as outras disciplinas da grade curricular. “A professora de música disse que em tudo tem música. Até na matemática. Isso tudo é

muito legal e diferente”. A diretora conta que já houve casos em que os alunos não queriam faltar aula para não perder os encontros de musicalização. “ Teve uma vez que a mãe veio buscar a filha para levar ao dentista e a nossa aluna não queria ir para não perder as aulas de música”, conclui Andreia.

Curso de Capacitação para Professores

Ao todo, 170 professores de 84 escolas da Rede Municipal de Ensino estão tendo aulas de musicalização dentro do curso de capacitação ofertado pelo Conservatório Maestro Paulino à pedido da Secretaria de Educação de Ponta Grossa. Essa iniciativa vem atender a exigência que surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008 e que entrou em vigor esse ano, e prevê a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica.

A duração do curso é de um ano, completando a carga horária de 120 horas, uma vez por semana. No entanto, como explica o diretor executivo do Conservatório, Jairo Ferreira, a pedido dos professores essa atividade será estendida. “A obrigatoriedade do curso termina nesse final de ano. Entretanto, muitos professores solicitaram que a atividade fosse estendida. Por isso, teremos mais dois anos de aulas com os professores que quiserem continuar participando da atividade”.

Apresentação

O resultado de todo este trabalho, raríssimo no Brasil, pode ser conferido hoje e amanhã (18 e 19/12) na Estação Saudade, a partir das 20h, com a Cantata de Natal de mil vozes, com alunos da rede municipal de ensino.

Reportagem de Equipe Conservatório

Nenhum comentário