De acordo com a crendice popular, quanto mais envelhecido um vinho, melhor. Para a moda vintage, também. O estilo de vida retrô incorpora tendências dos anos 1920 até os 1960. Tudo que lembre épocas passadas pode ser encaixado no conceito vintage. O termo surgiu no século XVIII, para determinar ‘o ano em que foi feito um vinho’ e, mais tarde, passou a significar o estilo que pertence a outras décadas.
Os móveis antigos voltaram a ser valorizados, como aquela cristaleira que a avó deixava na sala. Laerte Brantes, dono de um antiquário, diz que o estilo voltou a ficar em alta. “As pessoas vem aqui pelo trabalho e qualidade dos objetos. Eles não querem nada moderno, querem o velho reformado. Procuram beleza e funcionalidade”, pontua. O que caracteriza esses móveis são as estampas, linhas retas, o design. E, claro, a maioria é feita de madeira (não de compensados, como acontece com os móveis de hoje). Isso faz com que o produto encareça, pois a intenção é sempre preservar as características originais do objeto.
“Minha casa é recheada da herança que a avó deixou. Tenho desde armários, a uma mesa de madeira que é meu xodó”, conta Eliana Sanzovo, 34 anos, adepta do estilo vintage. Ela opta por deixa-los ao natural, usando outros elementos que componham o visual, como cortinas floridas e peças de decoração. Um dos problemas que Eliana encontrou foi a presença de cupim em algumas peças – problema recorrente em móveis antigos, e que deve se manter atenta na conservação do mobiliário.
Se você não teve a sorte de herdar móveis antigos, como Eliana, e não pode comprá-los ou reformá-los, há também a opção de adquirir móveis novos que ‘copiam’ ou se baseiam no vintage. É o caso da loja de Jaílsom Triaquim, que confecciona móveis em mdf em estilo retrô, que segundo ele, custam metade do preço que um ‘original’, e assim, se tornam mais acessíveis. “Como não são de madeira maciça, são mais leves de manejar. E ainda, abrem a possibilidade da pessoa reformar ao seu gosto”. Triaquim percebeu um aumento da procura há cerca de dois anos. Uma outra característica levantada por ele é a do uso da moda vintage em decorações de festas e eventos sociais, o que comprova que o ‘velho’ voltou a entrar na moda.
Reportagem de Ana Carolina Miola e Kyene Becker
Nenhum comentário