Semana Nacional do Surdo completa o quarto dia de atividades

A Semana Nacional do Surdo veio para trazer “a divulgação, a valorização, o potencial que eles têm para mostrar para a sociedade ouvinte, a riqueza cultural que possuem e a diferença linguística tão importante de ser respeitada em qualquer ambiente social”, afirma a coordenadora do curso de Letras e organizadora das peças teatrais apresentada na noite de ontem (25/09) na Faculdade Santana, Rubia Carla da Silva.

Sob a temática A importância das escola bilíngues de surdos –  uma realidade a ser mantida, a Semana Nacional do Surdo, que se iniciou no último domingo (22/09), deve manter programações diferenciadas até próximo final de semana. O quarto dia de evento trouxe duas peças teatrais coordenadas pelas intérpretes Cristine Rocha, Débora de Souza e Rúbia. A primeira peça foi Jornal RDC com a interpretação de dois atores vestidos de âncoras que brincam durante a programação e a peça Alice no país dos surdos,releitura da obra Alice no país das maravilhas,com uma divertida história da briga de Alice com a Rainha de Copas.

Para a intérprete e também atriz do teatro, Débora, mostrar essa peça e participar de todo o projeto “é estar colocando a comunidade surda em evidência, trazer o conhecido para uma língua tão rica e mostrar a cultura e a capacidade deles”. Cerca de 30 pessoas presentes, portadores de deficiência auditiva e afonia (incapacidade de produzir fala) e ouvintes interessados na língua de libras, formaram a plateia. O deficiente auditivo, Danilo Zardo contou em sinais para a intérprete reproduzir a fala para a equipe do Cultura que todo esse projeto “é investir na luta em prol da escola bilíngue de qualidade, conquistar esse espaço com troca de experiências entre os surdos e ouvintes e trazer a inclusão”.  Rúbia também fala da luta pela escola bilíngue e a efetivação da mesma. “Ela existe enquanto lei, mas em relação a adequação nas escolas ainda deixa a desejar”, completa.

A Semana Nacional do Surdos é realizada anualmente em datas que incluam o dia 26 de setembro, onde no Brasil é comemorado o Dia do Surdo, dia que marca a inauguração da primeira escola para surdos no país em 1857 com o nome de Instituto Nacional de Surdos e Mudos do Rio de Janeiro (INES).

Reportagem de Mariana Okita

Nenhum comentário