Coro traz concerto cênico Tupi

Os povos indígenas do Brasil compreendem diferentes grupos étnicos que vivem no país desde antes da colonização europeia, no início do século XVI. O concerto cênico Tupi, do Coro Cidade de Ponta Grossa (CCPG), traz o repertório e a cultura indígena. A apresentação acontece dia 03 de outubro (quinta-feira), no Cine-Teatro Ópera, às 20h, com entrada gratuita.

A maestrina Carla Roggenkamp conta que Tupi proporciona ao público ponta-grossense o acesso à variedade e à riqueza musical, através da cultura brasileira, com lendas, sons, ritmos, amores e lamentos indígenas. “Vivemos cercados de costumes dos povos que originalmente habitavam o Brasil, ainda que muitas vezes estes costumes tenham sido diluídos e adaptados com o passar do tempo”, completa.

O estudante indígena de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sergio Goitoto, estará presente no concerto e fala que a apresentação mostrará um pouco da cultura indígena, que poucos conhecem. “Quem sabe com isso acaba um pouco com a visão preconceituosa que existe na cidade”, declara. Sergio é da etnia kayapó e explica que na cidade, há pouco espaço para divulgar a cultura indígena. “O musical é um espaço para isso”.

A maestrina afirma que o espetáculo é formado por três atos: Ritual, Amor, Luta, com duração aproximada de uma hora. O espetáculo une a música ao movimento. Sobre os ensaios do Coro, Carla conta que todo o grupo se envolve, desde a produção de cenários e figurinos, até as horas e horas de trabalho conjunto, ajustando, treinando e afinando.

O cantor Eziquiel Ramos, que participa há cinco anos do Coro, relata que este é o quarto musical do CCPG no formato cênico. O primeiro foi Torresmo à milanesa, com a história do êxodo dos nordestinos. Depois, África, que abordava o apartheid. Neste ano, aconteceu o Hello, Goodbye, história de amor com canções dos The Beatles. E agora é a vez do Tupi. “As canções indígenas são fortes e contagiantes”, diz.

O repertório apresenta cantos elementares das tribos ainda existentes, com temas originais indígenas, de diversas partes do país, recolhidos por Villa-Lobos e por Marluí Miranda, e também composições de Waldemar Henrique, músico do norte do país, com canções como Foi boto, Sinhá, Tamba-tajá e Uma canção de amor. “As canções terão arranjos elaborados exclusivamente para o Coro Cidade de Ponta Grossa”, afirma Carla. “É uma maneira de compreender o outro sem preconceitos, de experimentar um ponto de vista diferente, de se permitir ampliar horizontes”, aponta a maestrina.

A temática, somada à coreografia, marcação de cena, respiração correta e afinação torna tudo mais difícil mas também mais prazeroso; é sempre desafiador”, fala Eziquiel.

Concerto cênico Tupi

Local: Cine-Teatro Ópera