‘Conte na Biblioteca’ realiza sexto encontro

O projeto Conte na Biblioteca realizou na tarde dessa quarta feira (16/10) mais um encontro no miniauditório da Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei. Sob a orientação da coordenadora e uma das idealizadoras do rojeto, Mariane Filipkowski, o tema da discussão foi em comemoração ao Dia das Crianças e ao Dia do Professor.

De acordo com Mariane, a cada encontro é decidido o próximo assunto da reunião do mês seguinte, e sempre tem de tema datas comemorativas daquele mês. Dessa vez, o tema Conte na Biblioteca – A criança que fui, foi marcado por lembranças e bate papo.

O encontro serve como uma troca de conhecimentos, histórias e literatura. A artista e poetisa, Marga Nye Cominatto, trouxe o primeiro assunto, de revelar lembranças da infância, discutindo o passados e as mudanças que o tempo trouxe. “Nasci em Paranaguá, depois meu pai virou dono de um hotel em Caiobá e mais tarde nos mudamos para Curitiba onde lá também tínhamos um hotel no Largo da Ordem”, conta. “Era um momento de guerra e meu pai era um alemão perseguido”, relembra Marga.

Maria Luíza Pinto Rios, 10, acompanhou seus avós, Maria José Braga Pinto, 73,e o avô Arthur Eugenio Pinto, 74. Em meio a discussão de recordações da infância, Maria Luíza leu um texto produzido pelo avô e recitou uma poesia sobre Prova de Geografia. Seu Arthur, dividiu suas escritas sobre o professor e Marga leu a poesia Oh mestres, obrigada! e recitou A história de uma rosa que fala, poesia que será publicada em livro no mês abril do ano que vem.

Para Arthur esse encontro é uma troca de ideias. “Queremos ouvir o que querem falar e eles o que têm a dizer. É uma troca de experiências”, afirma. Segundo Marga, também foi um momento de reflexão, distração e amizade. “Minha filha faleceu dia 26 janeiro e vivíamos juntas, eu estava triste  e meu espírito não estava em paz. Vir aqui só me traz alegria”, conta.

O projeto que acontecia há dois anos, primeiramente,no Lar das Vovozinhas, mais tarde na praça Getúlio Vargas e depois na antiga biblioteca pública, hoje é um encontro mensal na nova biblioteca. A coordenadora conta que o principal objetivo é de incentivo. “O encontro vem pra  incentivar a leitura na terceira idade e a vinda, desses jovens de mais de 50 anos, à biblioteca, pra eles entenderem que é pública, de todos”. O projeto conta com um coquetel de café, leite, chá e salgadinhos.

Programe-se

Próximo encontro: 20 de novembro às 14 horas no Miniauditório da Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei

Reportagem de Mariana Okita

Nenhum comentário

Adicione seu comentário

Skip to content