Projeto Sonora Brasil chega na sua 4º etapa com apresentação em Ponta Grossa neste sábado (06/12). O projeto é promovido pelo Sesc e é o maior projeto de circulação de música não comercial do país. As etapas deste ano tiveram como tema ‘Tambores e Batuques’, que faz o resgate de tambores ancestrais, manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que tem o tambor como elemento fundamental e , em alguns casos, sagrado.
Os grupos que circularam nesta etapa utilizaram instrumentos confeccionados artesanalmente de acordo com as tradições de suas comunidades. A apresentação da 4ª. e última etapa deste ano fica a cargo do grupo Samba de Cacete da Vacaria, e será realizado no dia 06 de dezembro as 14 horas na Estação Saudade (Praça João Pessoa – R. Fernandes Pinheiro, Centro).
Com este projeto, o Sesc busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical. As apresentações são acústicas, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Conheça o grupo ‘Samba de Cacete da Vacaria’
O grupo, do Pará, é formado por pessoas que mantém relações familiares e de vizinhança, e que participam regularmente de atividades sociais onde se pratica o samba de cacete. Seus integrantes, em sua maioria, são moradores da zona rural da cidade de Cametá e vivem da produção agrícola.
Uma das situações sociais mais recorrentes relacionadas ao samba é “o convidado”. Trata-se de um movimento de solidariedade e união de forças quando uma pessoa da comunidade vai preparar o terreno para o plantio e todos se juntam para ajudar. Da limpeza do terreno ao plantio o samba de cacete é tocado no intuito de animar o grupo pra que o trabalho seja feito com eficiência e rapidez.
O grupo é formado por tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras e seus cânticos são acompanhados por dois tambouros e mais um percussionista que toca os cacetes. Tem a liderança do Mestre Benedito Moía e conta também com a participação de Angela Meireles, Maria de Jesus, Manoel Maria, Maria das Graças, Marineu Cruz. Raimundo Moia e Nair dos Prazeres.
Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site do SESC.
Reportagem de Nicoly França
Nenhum comentário