Programação que agrada o público infantil

A terça-feira do II Flicamposrecebeu um grande fluxo de público, principalmente com as crianças das escolas municipais de Ponta Grossa nos períodos da manhã e da tarde. Entre as atividades realizadas pelos alunos, além do passeio pelos estandes da feira, se encontram contações de histórias, apresentação de alguns truques de mágica, realizados pelo Mágico Monsiel, a peça Mundo Português do projeto Buzum e apresentações musicais.

O Buzum, um teatro de bonecos ambulante dentro de um ônibus, chama a atenção das crianças. A frase ‘Nossa, que ônibus legal’ era falada constantemente. Era visível a ansiedade das crianças para entrar no ‘ônibus legal’.

Outras apresentações culturais também fizeram parte da programação. Os usuários da Associação de Proteção aos Autistas (Aproaut) se apresentaram esta manhã. A presidente Olívia Aparecida Neves Bonfim conta que esta é a primeira atuação deles na feira e que a mostra musical é preparada com o auxílio de uma músico-terapeuta. Os alunos da Escola Municipal Prefeito Coronel Cláudio e da escola 31 de Março também fizeram apresentações musicais.

Em alguns períodos da tarde, em torno das 16h30 até 18h, a feira deu uma esvaziada, mas a grande movimentação voltou após o horário comercial, inclusive com maior presença de adultos e também programação para este público, visto que pela manhã e à tarde, a maioria contempla o público infantil.

Às 19h, O Centro Ponta-grossense de Reabilitação Auditiva e da Fala (CEPRAF) fez uma apresentação musical com dança e gestos. A professora Luciane Portela conta que o espetáculo mostra a luta que os surdos sempre tiveram. “Eles gostam muito de mostrar o que é deles, que é a língua. É muito importante mostrar para o restante da população, pois muita gente não conhece a luta deles”, declara.

A última apresentação da noite foi por conta da União dos Deficientes Visuais de Ponta Grossa (UNIDEV), com o espetáculo O Esquisito, de direção de Heloisa Frehse Pereira, todo produzido por cegos de forma divertida e profissional.

Nem todo evento é perfeito

A organização do evento deixou a desejar em alguns momentos durante este quarto dia de II Flicampos. Pela manhã, pecou ao passar informações erradas pelo alto falante. A palestra Uma introdução à linguagem cinematográfica com Fabio Augusto Steyer foi anunciada, quando, na verdade, ela foi substituída pelo tema Fotografia e Literatura por Fábio Ansolin.

Além disso, a wi-fi disponibilizada pela empresa Net ainda apresenta problemas. No início da manhã estava lenta e o sinal não cobria todos os estandes, especialmente os da entrada da feira. Ao longo da manhã a internet ficou melhor e mais rápida e foi possível acessá-la na parte inicial do espaço. Porém, no período da tarde, a conexão foi bloqueada por senha. A equipe do Cultura Plural procurou a empresa, que concedeu a senha e informou que as conexões foram bloqueadas devido a sobrecarga de acessos.

Matéria de Fernanda Penteado, Marina Scheifer e Nicoly França

Nenhum comentário